Olá pessoal!
Por que os padrinhos são tão importantes?
Esse texto é uma reflexão interessante sobre o que realmente significa o papel/missão dos padrinhos na nossa vida e na vida dos nossos filhos. Eu escrevi especialmente para convidar os padrinhos do meu Antônio para essa missão. Entreguei junto a um presente lindo feito especialmente para convidá-los (mostro no final do post). Decidi compartilhar com vocês, pois considero muito importante refletirmos sobre essa escolha!
Eu sempre tive grandes recordações dos meus padrinhos, momentos felizes, dedicação, cuidado, carinho, colo, momentos que me fizeram construir um significado muito importante para essa palavra. Sempre desejei que meus filhos tivessem padrinhos que se dedicassem a eles como os meus se dedicaram a mim, mas confesso que apenas quando engravidei comecei a refletir sobre o verdadeiro significado dessa palavra e qual era a verdadeira missão de um padrinho/madrinha.
Será que ser padrinho/madrinha é apenas estar presente nos bons momentos? Ou é apenas ser aquele(a) que traz um presente especial nas datas comemorativas? O que significa ser padrinho/madrinha afinal?
Segundo o dicionário significa: “homem/mulher que apresenta alguém para o batismo ou crisma, com o compromisso implícito de provê-la do necessário na falta dos pais”.
E se analisarmos, ser padrinho/madrinha é algo maior do que costumamos pensar. É entregar a vida do nosso filho a alguém na hipótese de nossa ausência e em nossa presença é ter alguém para auxiliar nossos filhos a trilhar o melhor caminho, é ser um exemplo. Ser padrinho/madrinha significa ser um pouco pai e um pouco mãe e essa é uma grande missão.
Na vida de um pai e de uma mãe nada é capaz de se comparar a importância de um filho e o que ele representa. Então, reflita um segundo: O quão grande significa essa escolha para os pais e quão grande isso é. Exige muita confiança e muita admiração, escolher pessoas que serão “o exemplo”, pessoas que de alguma forma farão alguns de nossos papeis e nos representarão.
Para uma criança um padrinho/madrinha significa afeto, aquele(a) que alegra, aquele(a) que da carinho, aquele(a) que trata com amor, aquele(a) que estará presente em um “momento de aperto”. Também, é aquele(a) que o(a) buscará na escola simplesmente para tomar um sorvete no final da aula, aquele(a) que o(a) levará ao clube nos final de semana, será aquele(a) que tornará qualquer momento simples em grandes recordações. Para uma criança um padrinho/madrinha significa parte da sua infância e um grande apoio em sua adolescência. Para uma criança um padrinho/madrinha significa amor, um colo seguro, um abraço sincero e apertado.
Para uma criança, no fundo do seu coração, um padrinho/madrinha não significa um presente em uma data comemorativa (mesmo que ela espere por isso), significa atenção, significa alguém para contar, alguém para dividir. E não esqueça: para uma criança os sentimentos são levados muito a sério, os sentimentos são puros, os sentimentos são capazes de modificar a vida e as suas lembranças para a eternidade. Para uma criança padrinho/madrinha é coisa séria!
Então, ser padrinhos é uma missão muito importante, maior do que as pessoas costumam pensar e ao aceitar essa missão tão pura, é preciso primeiro saber: você se tornará o “anjo” de alguém, o “braço direito”, será aquele(a) que terá um colo tão calmante quando o dos próprios pais. Aliás, você será o colo que seu(a) afilhado(a) precisará para chorar por um “coração partido” ou “suspirar” pela primeira paixão! Você será aquele(a) que representará segurança e ao mesmo tempo “férias”. Você será aquele(a) que independente da atividade será divertida e especial. Será aquele final de semana perfeito! Você será aquele(a) que “encherá” a memoria de alguém de bons momentos!
Ser padrinho/madrinha não significa COMPRAR presentes e sim SER PRESENTE e ESTAR PRESENTE. Ser padrinho/madrinha é ser um pouco pai/parceiro, mãe/companheira, é ser aquele(a) que marcará de maneira muito significativa a vida de alguém. É ser aquele(a) que dará grandes lições, orientações e, claro, aquele(a) que guardará segredos e apoiará certas “loucuras” (permitidas) que os pais não teriam coragem de apoiar. É ser aquele(a) que se tornará um segundo pai e uma segunda mãe, é aquele(a) que desempenhará um dos papais mais importantes na vida de alguém!
Não existe uma maneira ideal para convidar alguém para ser padrinho/madrinha ou necessariamente escrever/dar algo. O importante é você escolher alguém que realmente se importe com VOCÊ, com a sua saúde/bem estar, com a sua FAMÍLIA e com o(a) seu(a) FILHO(A). Alguém que ame você e faça com que se sinta livre para pedir ajuda, para pedir conselhos, para ser seu braço direito. Também, alguém que você confie, ame muito e seja capaz de retribuir tudo com muito amor, carinho e dedicação. O meu “conselho” é: reflita e pense muito bem nas suas escolhas, pois elas serão para a vida toda!
Sobre a maneira que escolhemos para convidar os padrinhos do Antônio…
Abaixo do texto escrevemos (se acaso alguém quiser usar para se inspirar):
Então, nós gostaríamos de saber, cheios de carinho, confiança e muito amor… Vocês aceitam essa missão? Vocês aceitam fazer parte da vida do nosso pequeno Antônio para sempre? Vocês aceitam ser tão importantes para ele quanto são para nós? Vocês aceitam ser padrinhos?
E entregamos essa mensagem junto a um presente muito lindo e especial feito exclusivamente para nós pela querida Mallu Deparis (esse é o link do facebook do ateliê perfeito dela).
(Esse sabonete é extremamente cheiroso e deu um toque todo especial, pois tornou o momento mais agradável e sensível ainda!)
(A cartinha com o texto junto ao presente)
Foi emocionante!
Super indico o trabalho da Mallu, pois além de querida, é prestativa, criativa, detalhista, ajuda em tudo e o melhor: é mãe como nós, sensível, competente e dedicada as nossas sugestões e ideias!
Ela entrega para todo o Brasil (mora em Porto Alegre – RS).
Facebook: https://www.facebook.com/malludeparisatelier/?pnref=lhc
E-mail: malludeparis@gmail.com
Beijinhos!
*esse post contou com o incentivo de uma empresa que confiou e valorizou o nosso trabalho, obrigada!
Texto perfeito! Presente perfeito… Muita criatividade, preciso fazer! Encantada… <3
Meu Deusssssssss… Definiu! que lindooooo… Amei a ideia!
Palavras de muita sabedoria, tenho que concordar, percebo a missão dos padrinhos e madrinhas desta mesma maneira.
Oi Ana,
Eu acabei de descobrir sej blog. Adorei as suas dicas e já estou seguindo algumas. Aqui sempre teve rotina, mas ela no começo dormia no peito, depois tirei a mania dela dormir no peito e com uns 3 meses ela pegou a chupeta, agora ela só dorme ninando (balançando) e eu cantando para ela (essa parte eu até gosto). Semana passada comecei a colocar ela no bebê conforto, ia balançando e ela dormia, depois colocava ela no berço dormindo. Depois comecei a balançar ela no bebê conforto e quando ela estava adormecendo, colocava ela no berço e ela acabava dormindo (mesmo assim continuou acordando a noite). Hoje tentei fazerno seguinte: dar de mamar, colocar para arrotar, acalmar um pouco ela no colo e colocar no berço, mas ela fica super agitada, tento de todas as formas e ela não adormece. Ai depois de um tempo, resolvi colocar ela deitada no meu colo, balancei de leve e quando ela estava adormecendo, coloquei no berço e ela ficou calminha e depois adormeceu. Vc acha que se eu ninar ela um pouco para acalmar e colocar ela adormecendo no berço vai fazer com q ela durma a noite toda ou ela precisa ir para o berço direto depois de mamar? Outra coisa, as vezes ela acorda procurando a chupeta, quando coloco, ela se acalma e dorme. Espero que vc possa me ajudar! Minha bebê tem 4 meses e meio. Obrigada pela matéria! Beijos (Sobre o post de “Como fazer o bebê dormir a noite toda”)
Me emocionei muitas verdades sobre ser padrinho é madrinha