Os primeiros dentes do bebê: Tudo que você precisa saber!

Olá pessoal!

Esse post “Primeiros dentes do bebê”, foi o primeiro escolhido e votado por vocês leitoras queridas! Fico muito feliz com a participação de todas na escolha dos temas, afinal, o objetivo do blog é esse: interagir e compartilhar! Vamos lá!

O nascimento dos dentes se tornou quase um mito para as mamães e papais de primeira viagem (e até mesmo para os mais experientes). Quando o bebê completa 6 meses qualquer incomodo já é visto ou confundido com os famosos dentinhos. E isso acontece, pois geralmente é no 6º mês do bebê que também ocorrem grandes períodos de crises (saiba mais sobre isso clicando aqui), mudanças no comportamento, ansiedade da separação e várias outras alterações (aliás, o primeiro ano inteiro é assim).

Os primeiros dentinhos causam incômodos e dor para o bebê com certeza, mas muitas coisas que a gente escuta são apenas mitos. Então, vamos com calma, cada bebê é diferente e reage de uma maneira diferente também. A verdade é que não existe uma data exata ou uma regra para os dentes nascerem. Geralmente o nascimento dos dentes ocorre a partir do 6º mês do bebê, mas pode variar muito entre o 4º e o 10º e até mesmo depois do 12º mês (ou seja, sem data prevista).
Por exemplo, aqui em casa os primeiro dentinhos do Francisco só nasceram com 10 meses e os do Antônio com 12 meses, mas conheço mamães que os dentes dos seus bebês nasceram com 4 ou 5 meses já.

 

E existe algum problema se os dentes nascerem muito cedo?

O único inconveniente do dentinho nascer mais cedo é machucar o bebê e a mamãe na hora da amamentação ou das brincadeiras, mas isso pode ocorrer mais tarde também. É apenas uma questão de adaptação do bebê e da mamãe. Em casos raros alguns bebês já nascem com dentinhos e esses ainda serão substituídos pelos dentes de leite e ficam frouxos na gengiva do bebê. Nesse caso existe o risco do bebê engolir e se afogar com os dentinhos e devem ser avaliados e possivelmente extraídos por um odontopediatra.

Lembre-se: mamãe se você sentir qualquer dúvida em relação aos dentinhos do seu bebê ou se você perceber que ele está “molinho” SEMPRE leve o seu bebê para ser avaliado por um dentista ou pediatra, JAMAIS arranque ou force o dente você mesma.

E se eles nascerem muito tarde? É normal também, cada bebê tem o seu tempo e o seu desenvolvimento, sempre lembre disso!

Essa imagem a seguir  estabelece uma possível ordem no nascimento dos dentes:

Os primeiros dentes do bebê: Tudo que você precisa saber!

 

Sintomas e sinais mais comuns:

  • Inchaço na gengiva (os dentinhos até parecem estar desenhados);Na foto é difícil observar, mas observem a pequena abertura que começa a surgir e o leve inchaço da gengiva (fonte foto).
  • O bebê saliva (baba) mais e com maior frequência, o que pode acabar irritando a pele ao redor da boca.  E segundo a Dra. Mayara Bernardi (odontopediatra) isso se deve ao fato de coincidir o nascimento dos dentes com a maturação das glândulas salivares. Ou seja, não é um sintoma, mas é um sinal que pode indicar que o nascimento dos dentes está próximo;
  • Irritabilidade e agitação (aqui em casa esse foi  um dos maiores “sintomas” aparentes no nascimento dos dentes);
  • Colocar tudo na boca para morder, mas cuide com esse “sintoma”, pois os bebês nos seus primeiros anos estão passando pela fase oral e colocar os objetos na boca significa descobrir o mundo e não apenas coçar a gengiva. Isso é um ato natural, significativo e importante para todo bebê;
  • Choro sem motivo;
  • Vermelhidão nas bochechas e no  queixo (muitas mamães descrevem esse sintoma com frequência, inclusive aqui em casa aconteceu);
  • Falta de apetite;
  • Problemas para dormir devido à irritação ou dor;
  • Coceira na orelha (mamães descrevem, mas os especialistas dizem que é mito);
    Temperaturas mais elevadas (abaixo de 38º, se passar disso informe o seu pediatra de confiança, pois os dentes geralmente não causam temperaturas muito elevadas ou febre mesmo);
  • Algumas crianças (como meu filho) ficam com a gengiva roxa no lugar do dentinho que irá nascer, parece uma batida ou uma lesão e parecer assustador, mas é normal. Isso ocorre, pois a pressão que o dente faz ao nascer pode romper um vaso de sangue. Se você ficar em dúvida consulte uma odontopediatra (foi o que fiz e ela me passou essas informações).
  • Diarreia: como os bebês colocam tudo na boca, durante a erupção dos dentes a sujeira ingerida pode ocasional algum distúrbio gastrointestinal. Cuide apenas se passar de 1 a 2 dias, nesse caso entre em contato com o pediatra.

 

Como ajudar o seu bebê a aliviar os sintomas:

  • O uso da Camomilina C pode ajudar muito (abaixo relato minha experiência com ela), mas deve ser orientado pelo pediatra, pois cada bebê é diferente e tem suas necessidades. Nunca medique o seu filho sem antes conversar com o médico que o acompanha.
  • Na falta de apetite ofereça os alimentos que facilite a mastigação, na maioria das vezes os bebês recusam a comida pela dor e acabam tomando mais leite. Muitas vezes, por outro lado, alimentos mais duros acabam ajudando, teste o que funciona melhor para o seu bebê;
  • Frutas geladas ajudam a aliviar os incômodos, além de nutrir.
  • Ofereça mordedores gelados ou com texturas para aliviar a coceira e a dor;
  • Massagem na gengiva também acalma o bebê (se ele permitir hehe). Você pode fazer isso com aquelas dedeiras (feitas para higienizar a boca) ou o dedo mesmo;
  • Medicamentos para dor apenas os orientados pelo pediatra.

Observação: Fiquem atentas as pomadas anestésicas, pois já foram registrados muitos problema ocasionados pelas mesmas, pelo anestesiamento da garganta e vias respiratórias ou alergias aos componentes dos produtos.
Alerta também para qualquer pomada que contenha benzocaína. O FDA (órgão que regulamenta a administração de comidas e remédios) proibiu o seu uso em qualquer produto feito para crianças. O medicamento apresenta riscos para a saúde do bebê e (mesmo que raramente) pode desenvolver uma doença chamada Metemoglobinemia, que pode ser fatal (você pode ler e entender mais sobre esse assunto nesse comunicado da Associação Brasileira de Odontopediatria clicando aqui).

 

Higiene dos dentinhos:

É muito importante começar a higienizar os dentinhos do bebê desde o nascimento do primeiro dente. Você pode e deve utilizar uma escova macia e creme dental especifico para bebês. Os dentes de leite são muito importantes e merecem cuidados, pois eles servem como um guia para o posicionamento e a fixação correta da dentição permanente. Eles também auxiliam na mastigação e no desenvolvimento da fala. E as caries podem aparecer precocemente se a higienização não for feita corretamente. Esses cuidados com certeza significarão uma dentição saudável e mais bonita no futuro do seu filho.

Não esqueça que a higiene bucal do bebê deve começar já nos primeiros meses de vida. Os pais devem fazer uma limpeza na gengiva, na bochecha e na língua com uma gaze ou fralda embebida em água filtrada pelo menos duas ou três vezes ao dia. Qualquer dúvida consulte um odontopediatra.

 

Nossa experiência:

COM FRANCISCO:

Os primeiros dentes do Francisco nasceram exatamente no dia em que ele completou 10 meses e o segundo no dia seguinte (seguindo a ordem sugerida). Nós não notamos muitas alterações no comportamento do Francisco, o único “sintoma” que percebemos foi um dia antes do primeiro dente nascer ele ficou muito irritado, “chorão” e só queria ficar no meu colo. A noite ele dormiu bem, mas durante o dia foi difícil. No dia que o dente do Francisco nasceu o queixo e as bochechas dele ficaram avermelhadas, como se estivessem queimadas do sol. O segundo dente não aconteceu nada de diferente.

 Alguns meses antes desse dia nós iniciamos o uso da Camomilina C por indicação da pediatra que cuida do Francisco. Ela nos explicou que a Camomilina ajudaria a “amaciar” as gengivas facilitando a erupção dos dentes (mas como ela é um produto fitoterápico demora um pouco mais para fazer efeito, então, o interessante é começar a tomar uns dias antes, quando você notar os primeiros inchaços). A camomilina alivia os incômodos e tem ação calmante (leia mais sobre ela clicando aqui ).

O modo de usar é super simples: você abre a capsula e utiliza apenas o “pozinho” que tem dentro dela. Indico dissolver em uma colher de chá com apenas algumas gotas de água e nunca misturar no leite, pois o seu efeito não será completo (qualquer medicamento misturado ao leite tem seu efeito reduzido), mas você pode utilizar de várias formas: nas frutas (mas, lembre-se de misturar apenas em uma pequena porção para garantir a total administração). Pode ser passada diretamente na gengiva do bebê. Misturada no suco, no chá ou na água.

A Camomilina C não deve ser utilizada por bebês MENORES DE 6 MESES. Também, antes de iniciar o uso consulte o pediatra que cuida do seu bebê, pois na Camomilina C tem vitamina D e não deve ser tomada em excesso, se o seu filho já estiver tomando em alguma outra vitamina provavelmente a pediatra suspenderá uma delas.

Eu acredito que para nós a Camomilina fez muita diferença. O nascimento dos dentes do Francisco foram muito tranquilos. Tivemos incômodos apenas com os 4 dentes superiores (aliás, esses foram Punk’s hehehe) que realmente são os mais difíceis. Um dos dentes superiores (o incisivo central esquerdo) ficou roxo, parecia uma lesão, horrível, ficamos bem assustados. Após consultar a Odontopediatra descobrimos que era apenas um vaso de sangue que havia rompido com o crescimento do dente. Depois, esse querido dente demorou quase 1 mês para nascer, ele saiu da gengiva, mas ficou envolvido em uma capa fina de pele e causava dores (imaginem!). Um belo dia simplesmente rompeu essa capa e o dente apareceu (grande e aparente, metade do dente já havia nascido). Os 6 dentes que estavam marcados até os 15 meses nasceram todos e causaram poucos incômodos, apenas agitação 1 ou 2 dias antes de nascer.

 

COM ANTÔNIO:

Antônio sofreu um pouco mais no nascimento de quase todos os dentes, pois ele não pode usar a Camomilina C . Antônio tem alergia a proteína do leite de vaca (APLV) e Camomilina causava reações, pois em sua formula contém traços de leite. Antônio estava no auge da alergia, não podia usar (porém, aos quase 3 anos usei novamente e não teve reações).

O que nos ajudou muito foi o colar de âmbar (leia nossa experiência nesse post aqui). Os dentes do Antônio nasceram todos após os 12 meses, todos tardios. Os últimos superiores nasceram com 3 anos e causaram incômodos durante uma semana do nascimento (aliás, muitosss incomodos). A grande diferença para o Francisco foi que os dentes do Antônio nasciam muito rápidos. Logo que a gengiva inchava, em uma semana eles já nasciam.

 

E por fim a dica mais importante: Tenha paciência e muita empatia, pois são nesses momentos que os bebês mais precisam de nós, do nosso conforto e do nosso carinho. Logo, logo tudo isso passará!

Até mais!

Nos siga no INSTAGRAM @sobre_maternidade!

31 comentários em “Os primeiros dentes do bebê: Tudo que você precisa saber!”

    • Oii! Geralmente nascem primeiro os dentes inferiores, mas não existe uma regra. Cada criança é única e isso pode variar muito. Isso também ocorre com a idade em que os dentes nascem. Geralmente é com 6 meses, mas tem bebês que isso ocorre aos 4 meses ou até mesmo com 1 ano apenas. Aqui em casa o primeiro dente do meu filho mais novo nasceu com 1 ano e o mais velho com 10 meses. Fique tranquilo, tudo isso é normal. Qualquer dúvida converse com o pediatra que acompanha seu (a) filho (a). Abraços!

      Responder
  1. O meu bebe tá com 7 meses faz qze 1 mês q não dorme irritado dorme e acorda gritando .
    Bochechas vermelhas fica puxando orelha as gengivas parece enxada será q ainda demora pra nascer ? Tá complicado de mais …

    Responder
  2. Meu bb tem só 3 meses e levei na pediatra ela falou que é dente todos os sintomas mas ele não quer o peito só a mamadeira estou tendo que tirar o leite do peito e colocar na mamadeira

    Responder
  3. Meu filho esta com 9 meses indo para os 10 . Ja tem 2 dentes de baixo esta nascendo em cima mais 2 . Ele esta com uma tosse horrivel , babando , querendo por tudo na boca , chorao teve febre 3 dias . O que fazer ? Essa tosse pode ser dos dentes maes ?

    Responder
  4. Meu baby tem 4 meses, e está começando nascer o primeiro dentinho. Fiquei super assustada quando vi, então pesquisei sobre o assunto e agora me sinto mais tranquila rs Só na parte da amamentação que sinto insegura, pois ele ao ficar estressado sai puxando o bico do peito causando bastante dor, então toda hora que vou amamentar estou com essa preocupação, mais creio que vai da tudo certo e logo vamos nos adaptar!

    Responder
  5. Aki em casa meu filho de seis meses está nascendo dente os de baixo ele tá muito chorão e irritado e quer morder tudo as Mãos o q tiver pela frente tô em pânico

    Responder
  6. Gente aqui não está nada fácil .
    Helena completa 8 meses dia 12 e no último sábado avistei o primeiro dentinho, ela já estava manhosinha e irritada mais como sou mãe de primeira viajem nem imaginei q fosse o dentinho, a partir daí começamos nossa luta ( rsrs) Helena chora dia e noite, não dorme nada bem a noite e está em estado febril quase que diariamente.. irritada ao extremo e salivando muitooo.
    Achava as vacinas tristes até aparecer o primeiro dentinho ahhhhh e o segundo já vem apontado . Queria saber quanto tempo durou esse incômodo nos bebês de vcs ? …

    Responder
  7. Eu tbm tenho um Francisco, ele está com 1 ano e 1 mês! Os primeiros dentes nasceram com 11 meses, e depois de 15 dias nasceram mais 2! Não tivemos problemas, ele só perdeu o apetite por uns 2 dias, os dentes nasceram rápido!
    Agora tem mais um pra nascer, esse está dando trabalho, ele não come e nem dorme direito já faz 2 semanas! Espero que esse dente não demore mto a apontar!
    Bjos

    Responder
  8. Oiii boa noite, meu nome é William tenho o Pedro de 4 meses e ja eata nascendo 2 de tinhos, me ajuda a alivias as dores dele.

    Responder
  9. Tenho 13 anos,e tenho muitos dos sintomas aqui apresentados,parece ser o meu 3 pre molar a rasgar, gengiva inchada, MUITA saliva,dores horríveis, ja nao durmo à 3 dias,quanto tempo vai demorar a passar a dor?doi me a engolir…

    Responder
  10. É normal um bebé nascer seus primeiros dentes os de cima e nao os debaixo?como explicar isso? Particularmente estou preocupada porque a minha irma teve este caso. E a minha mae assim como as pessoas ao redor, dizem que ela tem que passar por um tratamento pois ao contrário, quando ela casar-se seu marido vai morrer ou entao seus filhos nao irão sobreviver. Dr, pode nos ajudar?

    Responder
  11. Meu bebê com 7 meses começou a inchar a gengiva inferior e hoje com 10 meses ainda não nasceu. Nasceram 2 dentes superiores sem nenhum inchaço e os inferiores nada e está bem inchado. Alguém que possa me ajudar ??? Ele está muito irritado 😥

    Responder
  12. Boa tarde. O meu bebê vai fazer 10 meses, nasceu apenas um dentinho na parte de baixo os dois de Cinara estão apontando, só que o outro debaixo não quer aparecer. É normal?

    Responder

Deixe um comentário