Como prolongar as sonecas?
O primeiro passo é começar com o ritual das sonecas, que já conversamos por aqui, ele precisa ser adaptado de acordo com a idade, para acalmar o bebê e ele não ir dormir agitado.
Ao acordar da soneca escolha as atividades mais agitadas, e quando estiver chegando próximo ao horário de dormir vai acalmando. Crie uma ponte entre um momento agitado e calmo.
Observe quanto tempo seu bebê costuma dormir em cada soneca e quando estiver faltando 10 minutos para esse horário chegar, observe pela babá eletrônica ou entre no quarto e observe de perto (não faça barulho ou ligue a luz).
Quando o bebê começar a apresentar os primeiros sinais ou movimentos de que irá despertar interfira com tranquilidade fazendo-o dormir novamente.
Faça “shiiiiiii, shiiiiiii, shiiiiiii”, faça carinhos e se necessário de leves batidinhas em seu bumbum. Se nada disso funcionar, pegue bebê no colo e faça-o dormir novamente (quanto tempo precisar). Fique com ele no colo pelo menos 15 minutos.
Se conseguir coloque-o no berço, mas se nos primeiros dias se ele despertar imediatamente, mantenha-o no colo alguns minutos até completar a 1 hora pelo menos de soneca (por exemplo: 30 minutos que dormiu sem intervenção, mais os 30 minutos de prolongamento).
Após 7 dias prolongando a soneca, não mantenha mais ele no colo após o prolongamento, tente colocá-lo no berço. Quando essa técnica é feita junto com a mudança da forma de dormir a chance de não funcionar é muito pequena.
Porém, até isso acontecer você precisará colocar o seu bebê dormir mais vezes no dia, várias sonecas até conseguir adequar todas elas.
Leia também:
Soneca da manhã e da tarde são diferentes?
Até que idade as crianças fazem soneca?