Como fazer o bebê dormir a noite toda!

1) É possível?

Como fazer o bebê dormir a noite toda? Que título lindo! Ahh, se fosse fácil assim! Mas quando falamos em educação, a maioria dos assuntos não são simples, são trabalhosos e exigem muito de nós mamães (papais).

Lembrando que todas as crianças são diferentes e os seus padrões de sono também e que a resposta para a pergunta “como fazer o bebê dormir a noite toda?” não é tão simples de ser respondida. Algumas dormem mais e outras menos. Nesse post, falo sobre a NOSSA (primeira) experiência pessoal.

O post ficou SUPER grande, mas é um tema que gera muito assunto e como sempre preferi escrever algo completo do que apenas falar o que eu fiz. Acredito que não ia ajudar muito sem explicar a teoria e porque ela funcionou.

Para explicar as mudanças, vou contar um pouco sobre como era o sono do Francisco antes de aplicar o método (ensiná-lo). Assim, acredito que muitas mamães irão se identificar.

 

2) Os primeiros momentos e como tudo começou

Antes do Francisco nascer eu já tinha conhecimentos teóricos sobre maternidade. Sou formada em Psicologia e meu foco sempre foram crianças, bebês e o mundo materno em si. Porém, no dia que eu cheguei em casa do hospital com meu pequeno bebê nos braços eu percebi que eu realmente não sabia o que fazer com aquele lindo ser. Como fazer o bebê dormir a noite toda, eu me perguntava? Eu olhava pra ele admirando o bebê que eu havia acabado de dar a luz e carregado durante 39 semanas e 3 dias. Tudo era tão lindooo! Nos primeiros dias parece que esquecemos de tudo e as coisas simplesmente vão acontecendo.

Logo quando a primeira noite chegou eu percebi que as coisas não eram tão simples assim, pois no final do dia eu já estava super cansada e o Francisco acordado (choramingando e eu não sabia o motivo) a minha sensação era de que o dia estava apenas começado (mesmo o relógio marcando 22:00 horas) e a minha vontade (louca e desesperada) era de ir dormir, apenas isso, 99 horas seguidas!

(Detalhe: Na madrugada que o Francisco nasceu eu tinha ido dormir às 2 horas da madrugada e as 5 horas a bolsa estourou, depois disso eu simplesmente não dormi os 2 dias que passei no hospital, imaginem como eu estava quando cheguei em casa).

Eram tantas coisas novas, as limitações da Cesária, a amamentação constante, a dor na amamentação, o medo, o novo, o sono, o susto, tudo me fazia pensar em apenas uma coisa: ir dormir! Pouco pensava em ensinar o Francisco a dormir, ou o colocar acordado na cama, aquele serzinho? Jamais!

Eu fazia ele dormir NO COLO, ouvindo uma musiquinha e cantando para ele (e nanava e nanava e nanava e cantava).

Até evitava nanar, masssss depois de um tempo por desespero fazia de tudo para ele dormir (aposto que muitas mamães já fizeram isso huhuhu…).

Dividíamos os turnos de cuidado, horas o papai ficava cuidando dele, horas a vovó, mas eu independente de turno tinha que amamentar a cada 1 ou 2 horas (depois de umas semanas a cada 3 horas), mas não existia dormir mais que isso.

Durante o dia também era assim, amamentar a cada 2 horas e para ficar um pouco mais cansativo (hehe) o Francisco não dormia muito durante o dia, eram sonecas de no máximo 20 minutos, não existia aquela história: “quando ele dorme aproveita e vai dormir”.

Depois do 2º mês eu comecei a cuidar dele sozinha, pois as vovós e o papai precisaram voltar para suas vidas de trabalho, e ai que o cansaço piorou (até “me mudei” para o quarto dele para facilitar).

Toda noite era igual, estava cansada do dia pesado e fazia o Francisco dormir no colo, colocava na cama (se não acordava) não dormia mais que 2 ou 3 horas, acordava e já queria mamar, chorava, eu pegava no colo, voltava a dormir e logo já se mexia e mexia e mexia e acordava e pronto foi-se a noite de sono.

Não importava o quanto eu estava cansada tinha que cuidar dele com paciência, carinho e amor (somos seres incríveis, como conseguimos agir dessa forma estando destruídas? Com certeza nós vamos para o céu! hihihihi…)

No 3º mês a mesma coisa, eu fazia o Francisco dormir, colocava ele na cama (ou acordava) ou dormia 4 horas no máximo.

Quando chegou o 4º mês eu não aguentei mais, pois fiquei naquela esperança: Depois do 3º mês vai passar as cólicas e ele vai dormir melhor (santa inocência!), quando percebi já estava no 4º mês e nada de mudar, senti um desespero tão grande de me ver naquela situação, sem saber o que fazer, que decidi que ia ensinar meu filho a dormir sozinho, sem nanar e a noite toda. Na hora até pensei: “eu nunca vou conseguir fazer isso”, dentro da situação que eu estava parecia impossível, mas resolvi tentar e comecei a pesquisar sobre todos os métodos que existiam para fazer o bebê dormir.

Li o famoso livro “nana neném”, absorvi algumas coisas interessantes, mas não concordei com o método que o autor sugere, basicamente é deixar o bebê chorando para ele aprender a se acalmar sozinho (devido a alguns conceitos como profissional e como mãe desconsiderei totalmente isso).

Então, escolhi o livro da encantadora de bebês (partes são boas, outras nem tanto, li o livro “Soluções para noites sem choro” (aliás, dos livros que não são científicos esse ainda é um dos melhores).  Escolhi uma mistura de método que iam de encontro com o que eu acreditava e sabia e exclui o que era ruim e comecei!

Comecei a ler os livro e muitas coisas que já havia estudado (na área comportamental da psicologia) fizeram muito sentido naquele momento, foi como se eu simplesmente tivesse ligado a luz e estava entendendo e enxergando o que estava acontecendo.

Li em muitooos sites e blogs experiências de outras mães que aplicaram esses métodos (que basicamente em origem são iguais) o e eu pensava: “eu nunca vou conseguir fazer isso, colocar o coitadinho acordado no berço, não vai funcionar, só vai deixar ele mais bravo”, e mil coisas do tipo e posso garantir que o resultado aqui em casa foi surpreendente.

Todo conhecimento que eu ia adquirindo eu ia avaliando se fazia sentido com as demais teorias científicas. E depois do dia que eu resolvi realmente aplicar o método em um mês Francisco estava dormindo a noite toda!

Quero dizer (antes de mais nada) que depois que eu comecei a estudar e acreditar que era possível a minha vida mudou (e quero mandar um beijo pra minha mãe, pro meu pai, hihihi…)! – Parece piada neh? “História pra boi dormir”? Mas acreditem, não! Foi realmente assim!

*Observações atualizadas: Depois que eu comecei a ler o livro eu resolvi ler todos os livros que existiam sobre o tema (inglês e português), artigos científicos, fiz longos cursos sobre distúrbios do sono, cursos sobre desenvolvimento infantil e nunca parei. Simplesmente me apaixonei pelo tema, afinal, era a minha área preferida e de atuação! Como profissional e como mãe posso garantir que qualquer bebê saudável é capaz de dormir a noite toda e toda família é capaz de ensiná-lo, mas é preciso conhecimento (para entender o que está acontecendo e aprender como mudar), muita paciência e dedicação! 

Depois desse Post escrevi muitas publicações sobre o tema, gravei vídeos e sempre falo sobre o assunto em nosso instagram (@sobre_maternidade). Hoje, trabalho exclusivamente com atendimentos familiares em sono e desenvolvimento infantil (para saber mais clique aqui). Escolhi não trabalhar com teorias especificas e sim orientar muito bem as famílias com conhecimentos científicos sobre sono e permitir que elas escolham a forma que se sentirem mais seguras e confortáveis para iniciar as mudanças necessárias.

Porém, esse post é focado no método do livro da Tracy Hogge nossa primeira experiência, então vamos lá (escrito em 31/03/2015):

3) Sobre o método:

Capítulo I: Amando o Bebê Que Você Deu a Luz

Nesse capítulo, a autora fala muito sobre as grandes expectativas que temos logo que o bebê vem para casa, como realmente é a realidade, como lidar com tudo isso.

O mais interessante (eu considero), que para mim foi um dos pontos importante para ensinar o Francisco a dormir foi: conhecer quem era o meu bebê, quem era o Francisco?

A autora explica que todos os bebês são diferentes no modo de se alimentar, de dormir, de responder a estímulos e também na maneira de se acalmar. Conhecendo esses detalhes será mais fácil para desenvolver um método próprio ou até mesmo seguir o dela, pois saberemos o que funciona e o que não funciona com o nosso bebê.

Outro ponto, é que esses temperamentos são apenas uma influência, não uma sentença de vida, para ela (e para mim). A educação cumpre uma função extremamente importante no desenvolvimento da criança, por isso é preciso entender a “bagagem” que o bebê trouxe consigo para o mundo ao nascer e sugere 5 tipos de temperamento:

Bebê Anjo, Livro-texto, Sensível, Enérgico ou Irritável e formulou um teste (para bebês de 5 dias a 8 meses) para descobrir qual desses é o seu bebê (clique aqui para fazer o teste).

Citei os tipos de bebês, pois esse é o método, mas o Francisco é uma união de dois deles. A melhor coisa que eu fiz até hoje foi prestar atenção em seus comportamentos e descobrir seus gostos, foi uma das coisas mais importantes para ensiná-lo a pegar no sono sozinho, por exemplo:

  • Francisco não gosta que demorem muito tempo para trocar a roupa e a fralda: comecei a apresar o banho e não deixá-lo muito estressado na hora de dormir.
  • Quando sente fome nada no planeta o distrai, ele quer comer e ponto: Comecei a observar e aprendi a identificar o choro de fome aos demais, aprendi a ouvi-lo, a entender o que ele estava solicitando (depois com a rotina estabelecida isso se torna muito fácil, pois ele se alimenta mais ou menos nos horários de costume e nunca chega a ficar bravo de fome).
  • Quando sente sono precisa dormir: Antes de ler o livro eu dava banho nele as 21:30 e as 22:00 colocava na cama e ele sempre dormia muito cansado, pegava no sono rápido, mas logo acordava e era um baile. Depois comecei a aprender e a perceber os primeiros sinais de sono e comecei a colocá-lo na cama mais cedo, sempre tentando meia hora antes, e fui testando, 21:30, 21:00, até descobrir que o horário biológico dele, que  é 20:00. Se ele “passar do ponto”, fica furioso, exausto, muitoooo cansado, demora para dormir e se mexe a noite toda. Então, programei o banho para as 19:00 (depois o mama) e as 20:00 já estava dormindo, em 5 minutos já pegou no sono e é super tranquilo.

Dica: Comece a observar o horário que está colocando o seu filho para dormir, isso pode influenciar muito na qualidade do sono dele.

 

Trate seu filho como uma pessoa de direitos e vontades (de dignidade a ele): Converse com o seu bebê e explique tudo que irá fazer, explique o que está acontecendo. Por mais que o bebê não entenda suas palavras, ele sente todo o carinho e atenção que você dedica a ele. Por exemplo: quando for levá-lo para passear lhe explique: “filho, agora nós vamos passear, você irá visitar a sua vovó e será muito divertido, não se preocupe ou se assunte, pois a mamães e o papai estão (e estarão) aqui para lhe ajudar e cuidar de você”. Essa pequena atitude (e boba para algumas pessoas) ajudará seu filho a lidar com as ansiedades dele, se sentir mais tranquilo e seguro, efeitos que vem com o tempo.

Capitulo II: Com E.A.S.Y., Você Consegue

O Raio X do Sucesso: Uma rotina estruturada

A rotina EASY significa fazer as coisas em uma determinada sequência, mais precisamente de 3 em 3 horas durante o dia todo (nos primeiros meses o bebê dorme várias vezes por dia, hoje por exemplo o Francisco está com 7 meses e faz 2 a 3 cochilos durante o dia, mais ou menos nos mesmos horários, mas antes a cada 3 horas dormia).

E= Eating (comendo): Amamentar (acordado, sem dormir mamando),

A= Activity (atividade): Brincar, trocar a fralda, passear, etc.

S= Sleeping (sono): Depois da atividade o bebê sentirá sono, então preste atenção nos sinais e coloque-o para dormir na hora correta,

Y= You (você): Depois que ele dorme é a nossa vez, de comer, tomar banho, dormir com ele, descansar, assistir tv, etc.

Detalhes importantes: Não deixe o bebê dormir mamando, faça de tudo para mantê-lo acordado, pois ele não deve vincular a comida a dormir, se não toda vez que acordar vai querer mamar e não irá dormir muitas horas seguidas.

Exemplo: O bebê dorme no colo mamando, vai para o berço, quando acordar, não conseguirá se acalmar sozinho e vai chorar (desesperado) querendo voltar para o seio e isso virará um círculo vicioso, colo, mamar, dormir… choro, colo, mamar, dormir…

E nós acabamos não dormindo, ficamos cansadas e para mim isso é a coisa mais cansativa de todas.

Simples, não é?

Infelizmente não! No papel pode parecer até fácil, mas para muitos pais é uma missão ensinar uma rotina ao filho, pois talvez também seja difícil para eles viver e administrar a mesma rotina todos os dias, por falta de tempo ou até mesmo vontade, pois é algo muito trabalhoso, leva tempo (como todo ensinamento), precisa de muita persistência, é dia após dia, até ensinar, até aprender, mas depois, nossa! Com certeza compensa todo esse sacrifício e esforço.

Aqui em casa não foi difícil estabelecer uma rotina para o Francisco, pois eu já havia me programado na gravidez para agir assim (sempre tive consciência da importância da rotina para o bebê, explico depois isso).

Por que o E.A.S.Y. funciona (e qualquer rotina organizada)?

“Os seres humanos, não importa a idade, são criaturas orientadas por hábitos, ou seja, apresentam melhor desempenho dentro de um padrão regular de eventos. A estrutura e a rotina são normais na vida cotidiana. Tudo tem uma ordem lógica. Como dizia minha avó: Você não pode colocar os ovos no pudim depois que ele já está assado”.

Os bebês não gostam de surpresas

O delicado sistema orgânico do bebê funciona melhor quando eles comem, dormem e brincam no mesmo horário todos os dias e na mesma ordem, isso pode variar, mas não muito. As crianças, em especial os lactentes gostam de saber o que virá em seguida, eles tendem a não receber bem surpresas nesse sentido, ficando agitados ou ansiosos e consequentemente isso tudo influenciará no sono noturno (os bebês também sonham!).

E.A.S.Y. acostuma o bebê à ordem natural das coisas

O nosso organismo foi feito para fazer as coisas na seguinte ordem: comer, brincar (trabalhar) e descansar, comer… (por isso muitas pessoas dizem que precisamos comer de 3 em 3 horas, isso não vale apenas para as crianças), portanto os bebês se sentem mais confortáveis se não dormirem logo após comer (mamar), é interessante esperar um tempo para fazer a digestão, assim, quando for dormir estará mais tranquilo e dormirá por mais tempo (claro que na mamada da madrugada onde o bebê mama dormindo é diferente, pois já está tranquilo e calmo).

Estrutura organizada propicia a todos da família a sensação de segurança

Uma rotina estruturada auxilia os pais a estabelecer um ritmo que o bebê possa seguir e a criar um ambiente que o ajude a perecer o que virá em seguida, por exemplo: Quando chega a hora do banho e a hora do mama, o bebê sabe que logo o sono é o próximo passo e naturalmente vai pedir para dormir. E assim não apenas o bebê, mas a mamãe e o papai também podem planejar sua vida, por exemplo: os pais sabem a hora que o bebê toma banho e a hora que vai dormir e podem planejar um encontro com amigos ou se preparar antecipadamente para um evento seguindo os horários do filho.

A rotina ajuda a interpretar o bebê

Com o tempo e a rotina estabelecida dificilmente você não saberá porque o bebê está chorando, pois digamos que ele esteja brincando e começa a chorar do nada, você observa a hora e está quase na hora dele mamar, você pode trocar a fralda e imaginar com quase certeza (aqui em casa absoluta certeza, Francisco é um relógio) que é um choro de fome (com o tempo você aprende a diferenciar todos os choros).

A rotina oferece uma base sólida e ao mesmo tempo flexível para o seu bebê

O método determina horário e normas de rotina, mas os pais podem adaptá-las de acordo com o temperamento do bebê e de acordo com as suas necessidades. Lembrando que depois que o bebê cresce essa rotina naturalmente vai se modificando, pois o bebê não dorme mais a mesma quantidade de antes e também se alimenta de forma diferente, é um processo natural de adaptação.

A rotina favorece a educação cooperativa

Muitas vezes quem cuida quase que exclusivamente do bebê é a mãe, o pai sai para trabalhar (pois a licença do homem é de apenas 7 dias, absurdo!) e a mulher fica sozinha com o bebê.

O cansaço pode gerar algumas situações desagradáveis entre o casal, por exemplo: Final do dia a mulher está cansada e o marido chega do trabalho, o que ela espera é ajuda (certo?) e o que ouve: “Eu saio para trabalhar, preciso descansar e você? Só cuida do bebê”. Obviamente a mulher sentirá muita raiva, pois só quem é mãe sabe o que é ficar o dia todo sozinha com um bebê, é muito cansativo e muitos casais brigam e até mesmo se separam nessa fase, pois não compreendem um ao outro.

Quando existe uma estrutura como o E.A.S.Y. todos na casa conhecem o ritmo das coisas e sabem o peso que a mesma tem, assim o papai quando chegar em casa já vai saber tudo que a mamães fez o dia todo e naturalmente vai tentar ajudar da forma que conseguir, quando os pais conhecem as tarefas um do outro é mais fácil para ambos entender e imaginar o que cada um passa no seu dia a dia.

Mas como aprender a interpretar as dicas de meu bebê?

As primeiras semanas de uma rotina estruturada podem ser muito difíceis, exigem tempo e paciência, e também a perseverança de obedecer ao plano. Aqui vão algumas dicas importantes:

 Anote tudo! Como um diário, isso ajuda a registrar o ponto do processo em que se encontram e o que o bebê e a mamãe andam fazendo. É especialmente importante manter um diário durante as seis primeiras semanas de vida do bebê (mas, eu comecei a fazer isso no final do primeiro mês e teve o mesmo efeito, claro que quem for começar o método desde o inicio será muito mais fácil).

Diário do E.A.S.Y.

Com o diário, depois de alguns dias, até uma semana, você saberá exatamente o que seu bebê está fazendo e irá perceber certos padrões de comportamento. Você pode notar um impulso de crescimento (outro post), por exemplo, porque ele está comendo mais ou ficando mais tempo no seio. Se ele repentinamente começa a passar 50 minutos ou 1 hora no seio, quando costumava mamar em apenas 30 minutos, está realmente mamando ou apenas matando o tempo e usando seu seio para adormecer?

Você saberá a resposta apenas se tiver reservado um tempo para observá-lo atentamente, é assim que mães e pais começam a aprender a linguagem infantil e os hábitos do bebê.

 

Mas, como aplicar, como escolher esses horários?

A rotina pode ser baseada nos horários do bebê, por exemplo: Com as dicas a cima sobre o diário do E.A.S.Y.

Com o Francisco observei e anotei tudo que ele fez durante umas duas ou três semanas e com isso fui tentando descobrir qual era o melhor horário para o banho, para dormir e assim fui estabelecendo a rotina dele.

Lembrando que: Rotina para o bebê é horários para comer e dormir definidos, algumas mamães também tem horário para passear (para isso eu não tenho). Não significa que o bebê vai precisar ter horário para tudo (16:00 brinca, as 17:00 reflete…), não é um sistema rígido de disciplina, cuide para não confundir as coisas. Algumas vezes é interessante “fugir” da rotina para o bebê também conhecer essa possibilidade (mas cuidar para isso não ser tão recorrente, pois o bebê pode se perder um pouco nos horários e cada dia ir dormir em horários diferentes e não manter um padrão de sono).

Aqui em casa quando fazemos algo diferente, viajamos, dormimos fora,  eu sempre mantenho o banho, comida e dormir nos mesmos horários. Dessa forma ele se sente bem, tranquilo e aproveitarmos muito mais o passeio ou a viagem.

Dicas:

Comece da Maneira que Deseja Manter

A rotina deve ser estabelecida desde que o bebê nasce (depois explico como fazer com bebês mais velhos), pois quanto mais tarde for iniciada, mais difícil será e talvez mais problemas relacionados ao sono e a alimentação os pais enfrentarão (não dormir a noite toda, mamar dormindo, só dormir mamando, etc). Por exemplo: Quando o bebê tiver 3 meses (fase que alguns bebês já começam a dormir a noite toda), você já conhecerá seus padrões e entenderá sua linguagem e será mais fácil o ensinar a dormir a noite toda, do que começar do zero.

Lembrando que: A rotina pode ser iniciada logo que o bebê nasce (banho, hora de dormir), mas na alimentação, na amamentação apenas depois que o pediatra indicar, 3 horas para um recém-nascido é muito tempo sem mamar (a mamada não é tão eficiente), mas para um bebê maior é natural.

Um problema frequente que a autora sugere é que os pais não percebem que estão fazendo uma escolha, eles entram no que ela chama de “paternidade acidental”, simplesmente vão agindo, fazendo as coisas, sem pensar que tudo que eles fazem e deixam de fazer influencia diretamente no aprendizado e na formação da personalidade do bebê e tudo isso se refletirá lá na frente (e principalmente nos hábitos de sono e de alimentação).

Verdade seja dita: Geralmente são os adultos, e não os bebês, que criam as situações difíceis. Como mãe (e pai), você sempre deve assumir o comando. Afinal, você tem mais experiência do que seu bebê! Apesar de os bebês nascerem com um temperamento próprio, as ações dos pais realmente fazem diferença. Já vi bebês Anjos ou Livro-texto transformarem- se em duendezinhos endiabrados porque ficaram confusos no meio da tormenta. Independentemente do tipo do bebê, lembre-se de que os hábitos que ele desenvolve estão nas suas mãos. Pense no que você deve fazer.

O sono do bebê é exatamente assim como a rotina “comece da forma que deseja manter”, pois tudo que você faz ensina o bebê de alguma forma, então se ensinar o bebê a dormir no colo, ou usando um acessório é isso que ele irá aprender e fazer, não é um instinto natural, é aprendizado.

A autora explica um pouco sobre os casais que sentem mais dificuldades para aplicar a rotina (e os que não sentem se torna algo natural), os Improvisadores e os Planejadores, e disponibiliza um teste para descobrir quem você é deixando algumas dicas, mas isso iria prolongar (mais ainda hehe) o post e fugir um pouco, por isso não vou escrever citar nada, mas se alguém quiser envio também por e-mail.

Parte Prática (ensinando o bebê a dormir no berço ou cama)

A importância da alimentação nesse processo (comprovado aqui em casa)

A autora sugere que quando os bebês se alimentam adequadamente durante o dia e fazem a “mamada dos sonhos” sentirão menos fome durante a noite e consequentemente acordarão menos para mamar, chegando a dormir a noite toda, como fazer:

Amamente, de as refeições ou mamadeira nos horários e na quantidade adequada (a cada 3 horas ou menos se o seu bebê necessitar) e nas últimas duas mamadas ou janta do dia alimente seu bebê com 2 horas apenas de diferença (por exemplo: Jantar as 18:30 e o último mama antes de dormir as 20:30)  e ai vem o grande “truque”, a “mamada dos sonhos”:

Programe essa mamada para a hora que você for dormir (22:00, 23:00, se você dormir as 2 ou 3 da manha, de o mama as 00:00 no máximo para ele não se adaptar a mamar no meio da madrugada),  a mamada dos sonhos deve ser dada, literalmente, com o bebê dormindo. Em outras palavras, você pega o bebê no colo, encosta a mamadeira ou o seio no lábio inferior dele e o deixa mamar, tomando o cuidado de não acordá-lo. Quando ele terminar, não precisa fazê-lo arrotar, pois os bebês geralmente estão tão relaxados durante essa mamada que não engolem ar. Não fale nada, não ligue a luz, nem troque a fralda, a menos que esteja suja (o que ocorre mais com recém-nascidos).

Observação: Se o seu bebê acorda todos os dias no mesmo horário para mamar, mesmo você cuidando a alimentação durante o dia e a “mamada dos sonhos” isso pode ser apenas um hábito dele, então, comece a “acordá-lo” uma hora antes desse horário para ele “perder” esse costume .

Como assim acordar???? Sim, seria acordar o bebê levemente e fazer ele dormir novamente, isso soluciona o hábito de acordar sem motivos todos os dias no mesmo horário. Porém, isso só funcionará se tudo já estiver sido ajustado e esse horário é apenas um costume.

 

Método “Pick Up/Put Down”

(Pegar o bebê do berço/cama e colocar de volta):

A autora do livro é contra deixar o bebê chorando na cama para ensiná-lo a dormir (e eu também), pois o bebê chora para se comunicar e se ele não é atendido com o tempo aprende a se calar (para de chorar), de se expressar, pois aprende que mesmo pedindo ajuda não será atendido e isso pode causar consequências no futuro.

Mas sugere prestar atenção na hora de interferir, não sair desesperada toda vez que ele der um grito, às vezes está apenas sonhando.

No Capitulo III do livro (Acalme-se Com S.L.O.W.), ela explica que sempre que o bebê chorar é muito importante ouvi-lo primeiro, não sair correndo (como uma louca), é importante tentar entender porque ele está chorando, deixando nossos sentimentos pessoais de lado, analisando as expressões do bebê para tentar descobrir realmente o que ele quer, sem agir antecipadamente.

 Esse método é o mesmo para ensinar o bebê a dormir durante o dia e durante a noite, basicamente significa colocar o bebê na berço/cama quando ele começar a demonstrar os primeiros sinais de sono, quando abrir a “janela do sono” que são:

– Bocejar: Todo bebê boceja quando está com sono (igual aos adultos) e geralmente 3 bocejos é o ponto em que está pronto para dormir, muito cansado (isso lhe ajuda no início a identificar o sono).

– Diminui a capacidade de concentração,

– Coça os olhos,

– Alguns bebês puxam a orelha ou arranham o rosto,

– Olhar fixo em apenas uma direção,

– Esconde o rosto no seu corpo, tentando bloquear os estímulos,

– Perde o interesse pelos brinquedos e pelas atividades que está desenvolvendo,

– Prende-se a você, quando tenta colocá-lo no chão para brincar ou caminhar,

– Quando já caminha ou engatinha, diminui a capacidade de coordenação, tropeça nos brinquedos, cai, etc

– Choramingar levemente enquanto faz tudo isso (e aos poucos vai se tornando um choro mais forte).

Observação: Cada bebê tem um jeitinho para expressar o sono, mas a maioria faz vários desses sinais, observe e aprenda qual o jeito que o seu filho expressa que está com sono.

 

Nunca perca a “janela do sono”

Se o seu bebê passar da hora de dormir ou “passar do ponto” ele ficará extremamente cansado e irá resistir muito para pegar no sono. Quando ele finalmente conseguir dormir, a noite pode ser um pouco agitada e em cada ciclo de sono ele poderá acordar, pois além de tudo estará super estimulado.

 

Tenha uma chupeta como aliada

A chupeta quando não é usada como acessório (o dia todo na boca) é uma ótima aliada, pois acalma o bebê e o ajuda a pegar no sono (depois de uns 7 a 8 minutos que o bebê dormiu geralmente ele larga), mas sempre limite e utilize-a da forma correta (leia mais sobre esse assunto clicando aqui)

 

Tire todos os estímulos visuais do berço

Móbiles coloridos, pelúcias, brinquedos, tudo, torne aquele lugar sagrado para dormir e não brincar, pois o bebê pode “perder” o sono assim que enxergar os brinquedos e se estimular novamente. Cuide também para não deixar o bebê brincando (como um “chiqueirinho”) por muito tempo no berço.

Quando estiver em casa sempre faça o bebê dormir no berço, no quarto, não na cozinha ou na sala (se precisar use uma babá eletrônica).

 

Pick Up/Put Down na prática

Então, assim que você perceber que o bebê estiver cansado e no “ponto” para dormir, leve-o para o berço/cama (com calma e paciência) coloque-o levemente na cama AINDA ACORDADO (a posição considerada – atualmente – a correta é de barriga para cima, mas muitos bebês só domem virados para o lado, o Francisco é um deles), pois o bebê precisa aprender a se acalmar no berço, sozinho (não no seu colo), ir pegando no sono aos poucos (como nós fazemos), ele vai rolar de um lado, de outro e aos poucos vai se acalmar, mas se ele chorar (principalmente um bebê com mais de 3 meses, já adaptado a dormir no colo), pegue ele no colo novamente acalme-o (sem nanar) e coloque no berço novamente, vá repetindo quantas vezes for necessário (vá aos poucos e com muita paciência, pois não é nada fácil na maioria das vezes). Toda vez que ele sentir sono, leve-o para o berço/cama aos poucos ele vai ligar esse momento de sono a cama e não ao colo.

Ajude-o dando “tapinhas” muitooo leves nas costinhas ou na bundinha dele, para induzir o sono.

Dê a ele a chupeta sempre nessa hora, para ele relacionar com a hora de dormir.

 

Não esqueça que para esse último passo funcionar, todos os outros são importantes

– Rotina,

– Conhecer o seu bebê e os horários dele,

– Ritual do sono,

– Uma boa alimentação e “mamada dos sonhos”

– Leva-lo para a cama na hora certa – Não perder a janela do sono,

– Sempre manter o mesmo comportamento, por exemplo: “só hoje vou fazer ele dormir no colo” Não, pode acreditar que vai fazer a diferença (mas em eventuais momento se ele dormir SOZINHO no carrinho ou no bebê conforto isso não mudará nada, o que você precisa cuidar é a FORMA que fará o seu filho dormir, como nanando no colo).

 

Lembre-se de um detalhe muito importante

Uma das principais desvantagens de qualquer “receita” para auxiliar uma criança a adormecer é que nada funciona do mesmo modo para todas as crianças. Portanto, conheça o seu bebê e os seus ciclos de sono, por exemplo:

O Francisco dorme sem se mexer durante umas 4 horas, depois ele se movimenta, respira mais fundo, às vezes da um gritinho, se mexe mais um pouco e volta a ficar quietinho (passa para outro estágio), ai depois movimenta novamente, etc.

Se eu interferir em algum desses estágios ele acorda e chora muito, então só o observo (de longe) se está tudo bem (paranoia da mamãe) e o deixo dormir e mexer, assim ele dorme suas 12 horas sem acordar (com a “mamada dos sonhos” incluída).

Como eu descobri isso? Observando e mexendo com ele, passando por crises de choro, no fim aprendi como funciona o sono dele e hoje não corro por qualquer gritinho na babá eletrônica, apenas se ele chorar ou se eu perceber que está acordado (ele faz uns resmungos fofos que eu já conheço, mas isso é quase impossível acontecer a noite).

E o que fazer se o seu bebê tiver mais de 3 meses (como era o meu caso)?

Bebês até 3 meses não desenvolvem costumes tão rapidamente, é mais fácil e simples tirar um hábito deles, mais ou menos de 3 a 7 dias. Um bebês com mais de 3 meses é mais difícil, dura mais ou menos de 15 a 30 dias cada hábito/costume (como para nós adultos). Portanto:

Pense, analise, observe e descubra qual ou quais manias está fazendo o seu bebê acordar a noite. Mas, pense de uma forma ampla, não apenas “faço dormir no colo” e já tente faze-lo dormir na cama, às vezes não é só isso e essa é uma consequência de outras manias, por exemplo:

Toda noite o bebê dorme em um horário diferente ou dorme quando já passou da hora, adormece no seio (mamadeira) mamando, quando acorda mama e é nanado.

Como começar:  Primeiro: Descubra o horário que o seu filho sente sono à noite (teste meia hora mais cedo cada dia). Organize a rotina dele a partir do que descobriu e eleve-o para dormir todos os dias no mesmo horário. Segundo: “tire”, desvincule esse costume de dormir mamando (sim, é difícil! Demora, mas será o primeiro ponto chave) e apenas depois que ele já “perdeu” esses costumes anteriores ensine ele a dormir na cama, sem mamar. Trace um plano de ação!

 

Adaptações aqui em casa

(o que funcionou e como):

4º mês até hoje: Uma vida de volta na terra

Naquela loucura, quando cheguei do hospital, a única certeza que eu tinha (sabia e queria) era que eu precisava iniciar uma rotina na vida do Francisco, um ritual do sono e ensina-lo o que era dia e o que era noite, pois eu já havia lido muito sobre esse assunto e concordava em tudo.

Sabia que para o bebê não existia noite ou dia na barriga da mamãe, que ele nasceria sem costumes, assustado, sem saber o que e como fazer, ele (e todas as crianças) precisaria de muitas orientações e ensinamentos e minha principal função era ensiná-lo.

 

Desde que o Francisco nasceu já havia lhe ensinado

O que é dia e o que é noite (Muitas mães me relatam que o bebê troca o dia pela noite e isso é extremamente normal no primeiro mês, pois o bebê ainda não tem uma regulação interna de dia e noite.

Durante o dia: Mantínhamos os barulhos naturais da casa, máquina de lavar, tv ligada (em um volume normal é claro), conversas, etc. Quando acordava íamos buscar ele na cama com um sorriso no rosto e já começávamos a conversar e a brincar com ele (até hoje é assim) abrindo a janela deixando entrar luz.

Durante a noite: era o oposto, silêncio e escuro (no início deixava o abajur ligado) e quando chegava a hora de dormir, depois do ritual do sono nós não saímos mais com o Francisco de dentro do quarto dele (detalhe importante), se ele chorava ou queria mamar isso tudo era feito dentro do quarto (mamar, trocar fralda, etc) com a luz desligada, apenas o abajur ligado e na hora do sono desligado.

À noite quando acordava não conversávamos com ele, apenas fazíamos o que precisava, mantendo o silencio, o momento de sono.

Essa regra, lembro que o papai no início questionava: “porque ser tão rígida, ele não vai perceber”, mas com o tempo ele adotou fielmente, pois percebeu que o Francisco foi aprendendo a diferenciar quando estava chegando a hora de dormir e isso influenciou diretamente a dormir a noite toda.

Hoje quando começa a chegar perto do horário de dormir (20:00) ele já começa a reclamar e depois que dormiu sabe que ficará na cama até o outro dia pela manhã, não acorda querendo brincar ou sair da cama, ele sabe que é noite e é hora de dormir.

Durante o dia faz 2 ou 3 cochilos (entre manhã e tarde), de mais ou menos 40 minutos a 1 hora, acorda feliz e volta a brincar.

Criei uma rotina

Desde que o Francisco veio para casa do hospital eu sempre tentei seguir uma rotina de banho e ritual do sono. A rotina de amamentação ainda não existia, pois a AMAMENTAÇÃO EM LIVRE DEMANDA no início é extremamente importante, mas depois que a pediatra que cuida do Francisco liberou (depois do 2º mês) fui ensinando ele a mamar corretamente (às vezes os dois seios) para conseguir ficar suas 3 horas sem mamar, naturalmente sem forçar.

Depois fui tentando descobrir o horário mais adequado para o banho e nesse processo todo fui aprendendo seus choros e suas vontades naturais.

Sempre mantive a rotina, todos os dias até ele aprender, isso ocorreu mesmo no 3º mês.

Mesmo que muitas vezes parecia que a rotina não ajudava em nada, depois o resultado veio e valeu (vale) muito pena (12 horas de sono).

Fugia no início algumas vezes da rotina, saia para jantar, ia à casa de amigos, mas percebi que só fez efeito mesmo depois que eu fiquei firme, repetindo ela todos os dias, sem fugir nenhum, fiquei um tempo sem sair ou fazer qualquer coisa durante seus horários e hoje se eu mudar um ou outro dia seus horários ele não deixa de dormir ou desacostuma, pois já aprendeu muito bem sua rotina.

Abri mão de algumas coisas e fiz alguns “sacrifícios” para ele aprender, hoje tenho certeza que a rotina dele é a base das 12 horas de sono, foi um dos fatores mais importantes.

Ritual do Sono

Criei um desde o primeiro dia em casa, às vezes parecia que não ajudava em nada, mas foi o que ensinou o Francisco que a hora de dormir estava chegando.

No início era assim: Dávamos banho, com uma essência no aromatizador elétrico para Francisco se acalmar, colocava uma música para o banho e fazia uma massagem, amamentava e colocava para dormir, tudo para ele entender que a hora de dormir estava chegando.

Mas conforme fui conhecendo o meu filho fui adaptando o ritual do sono ao jeito dele e hoje é muito mais simples, pois o Francisco já aprendeu que a hora de dormir está chegando, já se tornou parte do dia a dia dele, não preciso mais colocar as essências (uso o aromatizador elétrico como umidificador), por músicas (não coloco nenhuma, dorme como a gente, no silêncio), é simples, ele já sabe, não preciso mais ensinar.

As 20:00 horas banho, quando ele não está caindo de sono passo um hidratante no corpinho (que a pediatra indicou para prevenir as alergias que ele tem muito), 20:30 mamadeira e cama (em questão de 5 minutos, vira para o lado e dorme sozinho

Detalhe: Cada mamãe e papai deve encontrar o melhor “ritual do sono” para ajudar e ensinar o seu bebê a entender que a hora de dormir está chegando, depois de um tempo isso se tornará natural.

Mas, apenas essas 3 coisas não fizeram o Francisco dormir a noite toda, isso tudo foi apenas o meu primeiro passo (eu fazia isso todos os dias sem desistir), mas para algumas crianças só isso já bastante (bebê anjo e bebê livro-texto, por exemplo).

Um passo de cada vez (sem ansiedade)…

Como o Francisco já tinha 4 meses e muitos costumes, eu precisava entender quais eram os costumes que não permitiam que ele dormisse tranquilo, então, pensei, refleti, pensei mais um pouco e me dei conta de que ele dormia geralmente mamando no peito ou nanando no colo com uma música (que se eu ouvir hoje sinto náusea), só o colocava na cama quando já estava em sono profundo.

Detalhe importante: Antes de começar a tirar 1 costume por vez, eu tentei o método “Pick Up/Put Down”  sozinho, sem mudar nada na rotina, gente! Ele “uivava” de bravo, rolava chorando (e chorava durante uns 15 minutos de tão bravo e ofendido que ficava) e foi assim que eu percebi que partir “de cara” para o método não ia funcionar. Eu precisava parar e pensar o que precisava ser mudado primeiro e essa é a minha maior sugestão:

O que está atrapalhando a noite de sono do seu filho? O que pode ser mudado? Será só o colo?

O que e como mudei:

1- Retirei o costume de dormir mamando, não foi fácil e a noite ele chorava muito (pois só queria dormir assim, nem queria mais dormir nanando no colo, às vezes chorava por 10 minutos até pegar no sono – CHORAVA ESTANDO NO COLO. Então, comecei ensinando isso durante o dia, pois era mais fácil, fui desvinculando o peito ao dormir, conversava, brincava, fazia de tudo e não deixava ele dormir. Demorou uns 20 dias para aprender, mas aprendeu.

2- Retirei a música para dormir (não sentiu falta).

3- Retirei totalmente o abajur (não sentiu falta).

4- Comecei a dar a “mamada dos sonhos”, mas aqui em casa ela acontecia as 00:00 horas (devido aos meus maus hábitos de dormir tarde), para ele aprender a não mamar no meio da madrugada e para entrar na madrugada com o “tanque cheio”.

5- Comecei a complementar a amamentação (NÃO ESTOU “FALANDO” PARA FAZER ISSO e que é o correto, estou apenas relatando que eu fiz com a autorização da pediatra, pois estabilizou o seu peso e a amamentação), deixei esse mama para ser o último e ele passou a mamar apenas 2 vezes (as 00:00 e as 6:00 horas e continuar dormindo até as 9:00 – ele dormia 13 horas antes de mudar o horário de verão). Hoje ele só mama uma vez (as 00:00 horas).

6- Comecei a colocar ele no carrinho (no lugar do colo e peito) para dormir, (na verdade era no bebê conforto acoplado no carrinho, ele ficava mais apertadinho e se sentia acolhido), ai ele foi aprendendo a se acalmar e a pegar no sono aos poucos, sozinho, tranquilo. Depois que dormia muito bem eu o colocava na cama. Depois de umas duas semanas (finalmente!), aos poucos comecei a colocá-lo na cama acordado e dar leves tapinhas no bumbum (macio de fralda) e esse leve movimento ia tranquilizando ele, logo ele adaptou seu jeito de dormir, virando para um lado, para o outro, olhando para cima, para mim, até dormir. Dei liberdade a ele para encontrar a sua forma de se acalmar e dormir. No carrinho ele começou a dormir 8 horas seguidas e depois que começou a pegar no sono na cama mesmo, umas 13 horas (com o mama das 23:00/00:00 e um as 6:00).

7- Fui interferindo cada vez menos no sono dele, com o tempo tirando os leves tapinhas na bunda (mas leves mesmo), não corro por qualquer movimento e deixo o sono dele fluir.

8- Não cortei e não vou cortar a mamada noturna, estou deixando isso ser um processo natural. Depois que o Francisco começou a jantar (com 7 meses) ele só mama 1 vez (00:00).

Como é a nossa rotina atual:

8:30/9:00 – Acorda, troca de roupa, troca de fralda, “toma café” (Leite) e já começa a brincar.

10:30 – Suco de fruta ou fruta

11:00 – 1º soninho do dia (Acorda as 12:00)

12:30- Almoço

14:30 ou 15:00 – Leite

15:00 as 15:30 – 2º soninho do dia (a hora que acorda depende do sono, mas geralmente dura 1hora).

16:30 ou 17:00 Fruta

Em alguns momentos quando não dorme o soninho anterior ou dorme pouco, ou quando dormiu menos a noite faz um soninho lá pelas 17:00 (se estamos passeando as 18:30 e janta as 18:00).

18:00 – Jantar

19:00 – Banho e logo leite

20:00 – Deita e dorme.

00:00 – “Mamada do sonhos”

*Francisco está se alimentando em menos de 3 horas, mas isso começou depois que ele iniciou a alimentação com sólidos, quando só tomava leite até o 6º mês era exatamente de 3 em 3 horas.

Confesso que isso foi uma escolha minha, a pediatra indicou de outra forma a cada 3 horas, mas, eu sinto que para o meu filho é melhor assim, por isso adaptei.

Percebo que ele mama menos a noite se alimentando dessa maneira.

Todos os meses, levo ele na pediatra e faço o controle do seu peso, está engordando dentro do normal (um pouquinho de nada a mais), sempre controlado.

Às vezes precisamos fazer o que sentimos que é e funciona melhor para o nosso filho.

O que melhorou?

-MINHA VIDA!

-Meu dia (menos sono durante o dia) e minha noite (tenho tempo para mim).

-Meu relacionamento (pois ficamos mais tempo sozinhos, conversamos, assistimos tv, cada um fica nas suas atividades perto um do outro, não somos somente pais, somos um casal).

-Francisco ficou muito querido, amado, cresceu muito (mesmo) depois que começou a dormir bastante.

-Tenho mais disposição para cuidar dele e com isso mais paciência, mais carinho, mais cuidado.

-Temos mais liberdade, pois ele não dorme só comigo ou só com o Maci (papai), ou só na cama dele. Dorme com as vovós, dorme sozinho, dorme em qualquer cama ou casa, podemos viajar e não nos preocupar com isso. Se quiséssemos poderíamos até sair a noite e deixar ele com alguém de confiança (não consigo ainda).

-Minha ansiedade diminuiu quase a 0%. Emagreci todos os últimos kg que adquiri na gravidez.

-Me alimento melhor.

Enfim, tudo mudou, sinto que tenho minha vida de volta e sinto até vontade de ter outro filho (daqui a alguns anos, claro!)

Dormir bem e ter tempo para fazer as coisas que gostamos e precisamos não existe preço que pague. Ensinar o seu filho a dormir a noite toda é trabalhoso, necessita de muita paciência e persistência, mas vale cada segundo investido. Eu recomendo mais que tudo!

Se você não desistiu e leu tudo até aqui (hehe), boa sorte se for tentar! E se você fez de uma maneira diferente relate a sua experiência, com certeza será muito bem recebida! Obrigada.

Beijinhos!

241 comentários em “Como fazer o bebê dormir a noite toda!”

    • Boa noite, Ana!
      Adorei seu post, acredito que vai me ajudar muito! A Alice está com 3 meses e meio, e já tem uma rotina mais ou menos estabelecida, mas só dorme no peito ou sendo ninada no colo (babá e pai). PRECISO ensina-la a dormir sozinha! Você pode me enviar os testes, por favor?
      Muito obrigada!
      Beijos

      Responder
  1. Olá! Adorei o post, infelizmente minha bebê de 2 meses não tem nenhum tipo de rotina, não sabia da importância, fiquei bem empolgada após a leitura é gostaria que vocês enviasse por e-mail o material que tem para estabelecer a rotina e para descobrir o tipo do bebê.
    Aguardo seu contato, adorei o texto, foi muito esclarecedor!

    Até mais, bjoss

    Responder
  2. Muito bom. Sobre a agenda, acabei criando uma ainda na maternidade. Não sei se era efeito da anestesia mas eu tinha muita dificuldade de lembrar quando e como foi a última mamada, troca de fraldas e naquele momento a primeira coisa que fiz foi começar a anotar tudo. Nas idas ao médico eu levava as anotações das mamadas, duração, quantidade e horario de troca de fraldas, temperatura…enfim, para ter o controle de tudo. O médico por vezes ria e chamava de verdadeiros relatórios hehe…..mas eu me sentia mais segura e conhecedora de tudo que se referia a rotina da bebê. Rotina é tudo na vida de uma criança. Otimo texto Ana Silva.bj

    Responder
    • Angélica! Muito obrigada por compartilhar a sua história, isso com certeza pode ajudar outras mamães! Concordo com você, a rotina é extremamente importante na vida das crianças e é importante estabelecê-la logo no início como você fez, Parabéns! Volte sempre e nos ajude com toda a sua experiência. Beijinhos querida!

      Responder
  3. Oi Ana! Muito obrigada por ter escrito o post que eu pedi, quando vi nem acreditei… Sei que é meio tarde 8 meses, mas vou cuidar a rotina do Joaquim e realmente ja comentei com o pediatra que ele e ansioso as vezes, vou tentar organizar as coisas pra ver se melhora. O post é perfeito, vou seguir as dicas e vou contando as novidades. Agora vou dar uma de chata de novo, escreve sobre ansiedade nos bebês, eu sinto isso nos meus filhos. Me envia o material??. Beijooo e obrigada de novo 😀

    Responder
    • Oii Aline! Bom encontrá-la por aqui novamente! Que bom que gostou do post huhu… 8 meses não é tarde, apenas é mais trabalhoso, mas com empenho e vontade logo você conseguirá! Já anotei a sua sugestão, é um ótimo tema! Nos atualize das suas novidades, vou aguardar. Qualquer coisa me contate por e-mail! Já lhe enviei o teste. Beijinhos!

      Responder
  4. Oii Ana. Eu estou tentando colocar rotina aqui em casa, mas tenho dificuldades, acho muito importante e agora vou tentar seguir aquela rotina do Francisco que vc falou. Me manda o teste e aquele que vc disse pra descobrir que tipo de planejador eu sou? Obrigada. Gostei muito de ler, vc escreve de uma maneira muito fácil e gostosa. Parabéns!

    Responder
  5. Oi Roberta! Sua filha já segue uma rotina? Como você a coloca para dormir? Parabéns por manter a amamentação até essa idade, para a saúde da sua filha isso não tem preço. Já lhe enviei o teste e vou lhe enviar algumas dicas por e-mail! Beijinhos.

    Responder
  6. Oi ana! Li seu post gostei muito, queria ter lido antes assim não teria tido tanta dificuldade, como agora, minha bebê tem um ano e dois meses e dorme na tetakkkkknao tem jeito acostumou faz dela chupeta dorme comigo na cama e acorda sireto a noite já procurando, nao sei como agir pois esto sempre cansada e acabo cedendo, , oq faço vc pode me ajudar? Obrigada bjsass

    Responder
    • Oii Cristiane! Tudo bem com você? Realmente quando estamos cansadas somos nossa inimiga, também sou assim, acabamos cedendo. Depois de um ano realmente é um pouso mais difícil tirar alguns costumes do que um bebê de 4 meses, mas com certeza não é tarde! Vamos começar por partes… Sua bebê chupa chupeta? Dorme no colo ou sozinha na cama? Mama apenas no seio ou ela já toma mamadeira? Ela tem rotina? Umas perguntinhas básicas (se você não se importar) para eu entender mais ou menos como é o dia a dia de vocês huhuhu… Se quiser pode me responder por e-mail, sem problemas! (contato@104.248.123.232) Beijinhos!

      Responder
      • Oi ana…ela nao tem chupeta, dorme no colo ou na cama sempre com a teta,,, mas nunca sozinha, dou mamadeira pela manha e a noite, e tem rotina sim tem horario certo p durmi, tomar banho, sempre as 8:30, o problema é que acostumou comigo junto ai tem q durmi com ela, qdo acorda q teta e vokta a durmi nao é nem fome, bastante dificil, nao sei como fazer ela durmi sozinha , sera quevnao é melhor desmamar? Aguardo bjsss

        Responder
        • Oi Cristiane, tudo bem?
          Pelo que você descreveu o único problema é a forma que ela pega no sono, pois têm horários e rotina, isso pode estar influenciando e colaborando para ela acordar. Mas porque ela acorda? O sono do bebê é diferente do nosso, tem estágios onde o bebê fica mais calmo e estágios mais agitados, quando ele passa de um estagio para outro, muitas vezes “acorda”, mas já volta a dormir sozinho se estiver tudo certo para ele. Quando fizemos o bebê dormir no colo ou no seio, às vezes quando ele passa de um estágio para outro acorda e estranha o ambiente, ele vai querer voltar para o último lugar que recorda ter dormido, no caso o seio ou o colo, ou até mesmo vai querer a chupeta (bebês apegados). Então, desvincular a comida da hora de dormir seria importante.
          A orientação é amamentar até os 2 anos de idade e no mínimo até os 6 meses. Eu jamais vou dizer para uma mãe desmamar o bebê, essa é uma decisão exclusiva sua e da (o) pediatra que acompanha o seu bebê. Eu decidi introduzir a mamadeira na madrugada depois que a pediatra liberou, e para mim, foi ótimo, pois ajudou a ensinar o Francisco a não dormir mamando (mamava sentado me olhando, não sentia sono) e também ele sentia menos fome a noite, hoje com 8 meses só mama uma mamadeira a meia noite. Depois do 3º mês o bebê já está apto para ficar a noite toda sem mamar, é tudo uma questão de hábito e de ensiná-lo. Queria Parabenizá-la por manter a amamentação até essa idade 1 ano e 2 meses, certo? Isso é maravilhoso para a saúde da sua filha. Aqui em casa Francisco só aceitou até o 5º mês, mas nos próximos filhos tentarei mais tempo. Vou lhe enviar umas dicas por e-mail! Beijos querida!

          Responder
  7. Oi Ana! Por acaso vi um link desse seu post, e era tudo o que eu precisava! Minha filha tem 5 meses e chegou no limite, toda noite uma guerra pra dormir. Ela só dorme mamando e chega no cúmulo de querer dormir enquanto come papinha, tadinha. Estou tentando não deixar ela dormir enquanto mama, de dia, só que ela ficou um pouco nervosa com isso e agora nem que eu não interrompa ela choraminga e parece que se apegou ainda mais a teta. Acho que ela sente que quero tirar dela. É assim mesmo? Como foi com o Francisco? Bjs adorei seu blog! Ah, me mande os testes! Obrigada!

    Responder
    • Oi Daniela! Tudo bem com você? Que bom que gostou do Post e do Blog huhu… Como dormir a noite toda faz falta neh? Aqui em casa até o quarto mês era uma guerra também, se não fosse mamando era uma gritaria até cansar e se estregar, horrível! Bom, eu comecei aos poucos a tirar esse costume do Francisco, pois ele era muito viciado, começava a mamar e logo estava dormindo.
      No inicio tentava tirar a meia, passar um paninho molhado e nada adiantava, depois comecei a conversar, a dar beijos, colocar umas músicas, tudo com muita paciência, nunca tentei tirar de um dia para o outro, por exemplo: Às vezes tentava 2 vezes na tarde apenas, no outro dia 3 e fui aumentando até ele começar a se acostumar e entender que quando ia mamar tinha que ficar acordado. Essa guerra, o nervosismo comigo também foi assim, demorei uns 15 a 20 dias para conseguir tirar esse costume. Uma coisa que (no meu caso) ajudou, foi introduzir a mamadeira na última mamada da noite (mas não recomendo, pois com 5 meses ele largou o peito), pois ele não sabia dormir mamando na mamadeira, ele começava a mamar e eu logo inventava algo, ele se distraia e pronto. Hoje, o Francisco pode estar caindo de sono e não dorme mamando, é engraçado, mas ele sabe que ainda não é a hora. Foi difícil essa parte, mas com certeza foi uma das coisas que mais ajudou ele a dormir a noite toda. Já lhe enviei o teste! Beijinhos!

      Responder
      • Oi, tudo bem! Hehhee, obrigada pelas dicas! Vou continuar tentando! acho que ela não vai poder dormir na teta para sempre, não é? kkkMas agora tenho mais esperanças, vou fazer os testes, obrigada novamente! Bjss

        Responder
        • Oii Daniela! Continue tentando, seja firme, mantenha o foco que logo ela aprende, na idade em que ela está não é difícil ensinar. A gente fica com pena quando eles estão pegando no sono, parece um pecado não deixar eles dormir neh? Parece que eles amam aquilo, mas na verdade é única coisa que eles conhecem.
          Quando o Francisco dormia no meu seio no início eu achava lindo e tinha muita pena de acordar ele, mas depois que ele aprendeu a dormir sozinho, nossa! É outra vida e eu acho a coisa mais linda do mundo ele deitar na cama, virar pro ladinho e pegar no sono sozinho, como a gente faz. Tenha esperanças e vontade que você irá conseguir, no início eles choram, a gente chora, é difícil, passei pela mesma situação que você e posso garantir que vale a pena! Beijinhos querida! Qualquer coisa escreva ou mandei e-mail!

          Responder
          • Oi Ana, tudo bem? Uma duvida , quando você começou a tirar a mania de dormir no peito, como você o colocava para dormir? Porque esse é meu maior dilema. Ele dorme no peito ou no colo, carrinho, ninado, sozinho é um escândalo. Li a Encantadora na minha primeira filha (agora tô no segundo) mas não consegui botar em pratica apesar de super concordar…

  8. Oi Ana! Tudo bem? Não está fácil, mas tivemos algum progresso! A Laís agora está conseguindo dormir sozinha algumas vezes de dia, mas a noite, são duas horas de empenho, e acaba sempre dormindo no seio! Ela até dorme bem durante a noite, mas até pegar no sono… Bom, vamos em frente! Bjs

    Responder
  9. Olá Ana, minha filha tem 50 dias e já possui a rotina dela, entretanto ela dorme as 00:00hrs mas eu gostaria que fosse um pouco mais cedo para eu e meu marido termos mais tempo antes de dormir. Vou começar a tentar fazê-lá dormir sem estar mamando e no colo agora, havia pensado em deixar isso para quando ela estivesse um pouquinho maior, mas pelo que li é importante fazer o quanto antes.
    O que você recomenda? Gostaria de receber o teste também…

    Responder
    • Oiii Crislaine! Parabéns pela sua filha! A rotina é ótima desde os primeiros dias, mesmo que às vezes ela pareça não funcionar nesses primeiros meses, logo, logo os efeitos aparecerão. Lembrando que nesse período é importante que a amamentação seja em livre demanda, além da nutrição, por uma questão de afeto, de criação de vínculos entre vocês duas. Para esse método é muito importante desvincular a alimentação da hora de dormir, ensinar para a sua filha que hora de comer é uma coisa e dormir é outra, quanto menos influencia ela tiver para pegar no sono, com o passar do tempo, assim que ela estiver pronta vai dormir a noite toda (agora ela ainda sente necessidade mamar a noite, digamos a cada 3 horas), não é cedo para isso.
      E a questão do horário, tente começar a observar a hora que ela sente mais sono, realmente esse horário parece um pouco avançado (mas como cada criança é diferente não posso dizer que exista um horário ideal), geralmente o sono mesmo vem mais cedo, mas se perdemos a “janela do sono”, o bebê fica tão exausto que não consegue dormir e fica cada vez mais bravo dormindo super tarde e agitando-se a noite. Que horas você da banho na sua filha?
      Essa fase é ótima para ensiná-la a pegar no sono sozinha, seja na cama dela, no berço ou na cama de vocês (onde você escolher), pois é muito mais fácil agora do que mais tarde, vai ser um processo natural para ela. Mas, é muito importante dar todo o colinho que ela precisar, todo abraço, beijinho, pode ter certeza que isso é algo que não acostuma mal, pelo contrário só traz benefícios para o bebê que necessita muito do seu conforto, apoio e carinho. Muitas vezes as pessoas confundem dar colo para o bebê, com mimá-los e a gente tem a sensação que se deitar o bebe na cama ainda acordado será falta de cuidado e de carinho, mas na verdade não, o colo em todos os outros momentos é fundamental, mas para a hora de dormir ele não é necessário, isso é uma ansiedade nossa. Eu sentia muito isso no primeiro mês, coisa de mãe de primeira viagem. Enfim, essas são as minhas recomendações, tentar observar o horário principal de sono, desvincular o “mama” e manter a rotina, assim que ela estiver pronta vai dormir a noite toda naturalmente (Francisco tem 10 meses e as vezes ainda faz a mamada dos sonhos, naturalmente largou as outras mamadas noturnas e estou deixando ele escolher a hora de largar essa). Lembrando que cada bebê é diferente e cada um tem o seu tempo, essas recomendações ajudam a encontrar um caminho para ensinar o bebê a dormir, mas só você mamãe sabe o que funciona e é melhor para sua filha. Beijos querida! Se ficar alguma dúvida pode me escrever! Vou enviar o teste por e-mail.

      Responder
  10. Oi… adorei o seu post… e me identifiquei em vários momentos.
    Gostaria de fazer esse teste pra saberno temperamento da minha bebê, você pode enviar pro meu email?
    Obrigada!

    Responder
  11. Oii
    Amei o post!
    Davi tem 6 meses e só dorme no seio e na cama!! E pra dormir é uma guerra, parece que o mundo vai acabar.
    Quando coloco no berço acorda na mesma hr!
    Vou tentar o metodo, pq quando ele nao dorme bem a noite passa o dia choramingando.
    Gostaria que vc me mandasse o teste por favor!
    Obg
    Bjos

    Responder
    • Oiii Débora! Que bom que você gostou! Fico bem feliz. Realmente percebi que algumas crianças preferem dormir em camas no lugar do berço, mesmo sem os pais (e com os pais então, muito melhor). Aqui em casa muitas vezes (e cada dia mais) praticamos a cama compartilhada (por uma questão de escolha, pois o Francisco sabe dormir e dorme sozinho) e eu não vejo nenhum problema nisso, alias, acho muito interessante para a criação de vínculo com os pais. Se tomado certos cuidados de segurança a cama compartilhada é ótima, até postei uma foto no meu Instagram essa semana sobre como fazemos aqui em casa. Vou lhe enviar o teste agora já! Obrigada e volte nos visitar querida!

      Responder
  12. Bom dia! Mais uma noite sem dormi…meu filho vai fazer 5 meses na próxima semana. Dorme mamando, e só tira sonecas de 1 h, 40 minutos isso durante a noite. Acorda chora muito, tem dificuldade de soltar gases, fica com a barriga bem dura. Dai acabo pegando ele e colocando ele do meu lado na cama, dai ele volta a mamar, logo adormece…mas passado meia hora, 40 minutos tudo começo novamente. À noite tento fazer uma rotina, ele já sabe que depois do banho vem o mama e dorme, o problema que logo acorda. Estou muito cansada com essa rotina de ficar acordada direto na madrugada. Pode me dar alguma dica? Obrigado!

    Responder
    • Oiii Juliana! Foi com 4 meses também que nós conseguimos ensinar o Francisco a dormir durante um período maior, eu entendo bem o que você está passando, Francisco não dormia mais de 3 horas e as vezes acordava de hora em hora. Em primeiro lugar queria lhe dizer que as crianças são diferentes em tudo, até no sono, algumas não dormem tanto com outras, por exemplo: para algumas crianças dormem 8 horas de sono e isso já é o ideal para ela e para outras 12 horas. Vamos mudar essa ideia de 12 horas que coloquei no texto e focar no máximo que conseguirmos para diminuir a ansiedade, pois isso aliado a todo cansaço que você esta enfrentando vai lhe deixar mais “para baixo” ainda.
      Vamos começar analisando os horários que o seu filho sente mais sono, você já sabe qual é? Qual é a hora que ele vai dormir? Faz sonecas durante o dia? Ele dorme todas as noites com vocês ou sozinho? (Eu sou totalmente a favor da cama compartilhada se você gosta de dormir com ele, posso te dar umas dicas e se não gostar também). Você faz a mamada dos sonhos com ele (falei sobre ela durante o texto)? Ele adormece no colo (quando não adormece mamando)? Algumas perguntas para eu entender um pouco da rotina de vocês. E sobre os gases, seu filho come alguma coisa além de leite? Mama apenas no peito? Troque uma ideia com a pediatra dele, para talvez usar durante uma semana algum medicamento e analisar as mudanças, ela pode sugerir algo interessante. Mantenha a rotina e vamos tentar descobrir o que está despertando o seu bebê a cada ciclo de sono para ele acordar assim tantas vezes. Se vc quiser pode me responder por e-mail! Beijos

      Responder
      • Muito obrigado pelo seu contato! Costumo dar banho 9h da noite, dai 10h estamos na cama para ele mamar e dormir. Logo durante a mamada já adormece. Mas logo acorda novamente. Dai meia noite tento dar os dois seios para ele mamar bastante para ver se dorme. Mas dorme 1 h e acorda novamente, chora bastante. E faz força para soltar gases q tem dificuldade. Dou espasmo flatol para gases, ele mama só peito nada mais. Ele vinha com grande dificuldade de fazer coco, fazia de 5 em 5 dias, agora essa semana comecei a dar collikids o que tem feito ele fazer todos os dias. Se ele dormisse de 3 em 3 horas direto para mim já seria o céu!!! O estranho q antes era assim, chegava a dormir 4 horas direto, mas agora estou nesse dilema. Temos o berço dele ao lado da nossa cama. Primeiramente ele dorme nos meus braços, logo coloco ele no berço dele. Como ele acorda muito e chora, acabo pegando ele é deixando em meus braços e dando peito. Durante o dia faz sonecas, mas todas bem curtas.
        Obrigado por poder compartilhar!!!! Bjs

        Responder
        • Assim que o Francisco nasceu eu também dava banho nele nesse horário e colocava-o para dormir as 22:00, até um tempo deu certo (mas ele não dormia mais que 3 horas), depois que eu li o livro eu comecei a cuidar o horário que ele sentia mais sono e pelo que venho observado nele e nos outros bebês é um pouco mais cedo, por exemplo: das 19:30, 20:30 estão na cama já. Se o bebê dorme muito tarde ou passa da “janela do sono” que é o maior pico de sono a noite ele fica tão cansado que acorda e se mexe a noite toda, aqui em casa era bem assim. Você já observou se talvez ele não sente sono um pouco mais cedo? Parece engraçado, mas é bem assim, eles precisam deitar na hora que o “relógio biológico” deles pede. Lembrando que toda criança é diferente e cada uma tem um padrão de sono, dorme menos outras mais e tem horários diferentes também, mas esse detalhe do horário de sono acredito que seja para todas. Aqui em casa o Francisco tem necessidade de dormir as 20:30. Uma dica é você tentar cada dia colocar ele para dormir 30 minutos mais cedo. Francisco também tomava Collikids e mais 2 probióticos (alternados), pois no 5º ou 6º mês mesmo só mamando ele também passou por umas crises de constipação, a pediatra me explicou que o intestino deles nessa fase está passando por algumas mudanças e isso ocorre naturalmente. O único problema de dormir no colo, é que segundo vários autores o bebê sempre recorda quando acorda (de um ciclo de sono para outro) do ultimo lugar que dormiu e a tendência é querer voltar para esse lugar, no caso dormiu no colo, ele talvez deseja voltar para o colo. Pode ser que o seu filho tem o ciclo de sono mais curto, tipo cada hora, o Francisco eu já percebi, dorme 3 horas sem se mexer, ai se movimenta e volta a dormir sozinho, a cada 3 horas são os ciclos dele. Qualquer dúvida pode me escrever aqui ou por e-mail! Obrigada pelo contato! Beijooo

          Responder
  13. Oi, Ana! Estou com uma bebê de dois meses e ela é super tranquila até a hora de dormir. Fiquei muito feliz ao mer seu post. Pode me encaminhar por email o teste para saber que tipo de bebê ela é? Vou começar a observar a hora que ela tem sono à noite. Como dormimos tarde, talvez noss parâmetro esteja errado e ela esteja passando da hora de dormir. Vamos tentar! Sorte!

    Responder
    • Oiii! Nossa, que maravilha! E eu fiquei muito feliz em saber que você gostou do Post! Geralmente quando o bebê está muito agitado para dormir pode ele ter passado da hora mesmo e entendo vocês, a gente dorme super tarde aqui. Boa sorte querida! Enviei o teste por e-mail! Beijos

      Responder
  14. Boom dia….li seu artigo…muito bom…hj meu bebe esta com tres meses e so adormece no meu colo apos muito chororo…estou acabada…hehhe…poderias me enviar o teste da personalidade dos bebes? Obrigada

    Responder
    • Boa tarde Marla! Fico muito feliz que você gostou!!! Essa fase é bem cansativa mesmo, sempre digo que uma das coisas que mais cansa uma mãe é não dormir direito. Já lhe enviei o teste para descobrir o temperamento do seu bebê! Qualquer dúvida me escreva! Beijoo

      Responder
  15. Oi. Gostei do post. Estou vivendo a mesma fase. Minha filha está prestes a completar 4 meses e dorme no peito. E com dois meses ela se afogou e passou a dormir comigo. Já tinha conhecimento do método mas achava que não passava de teoria. Na prática as vezes as coisas são diferentes por isso foi bom conhecer seu depoimento. Já tenho uma rotina de horário de banho e soneca estabelecida. Apesar das sonecas muitas vezes serem bem curtas. Minha bebê não pegou nenhum tipo de chupeta. Tenho uma coleção. Rsrs. Vou começar aos poucos tentando com a mamada dos sonhos e colocá-la de volta ao berço. Não estava usando a mamada dia sonhos por que normalmente o primeiro horário é o que ela mais dorme, então aproveitava p descansar. Bom, se tiver alguma dica par me adicionar fico grata. Bjinhos.

    Responder
    • Oii Raquel! Que bom que você gostou do Post, fico feliz! E realmente antes de eu colocar em prática (pois, não aguentei mais) duvidava um pouco. Mas adaptei ao nosso jeito, comecei com fé e com muita paciência, mantendo em mente que poderia demorar até ele aprender, mas que valeria a pena. Não vejo problema algum ela dormir com você, se você gosta disso é claro, é só manter sempre algumas questões de segurança. Se você já tem rotina, já é 50% do caminho e aqui em casa até hoje as sonecas são curtas, o importante é que eles descansem e sonecas que passam de 2 horas seguidas durante o dia já podem interferir a noite. Nós demoramos até conseguir achar uma chupeta, foi apenas um modelo da marca MAM que ele gostou (fiz até um post sobre isso). Eu também não fazia a mamada dos sonhos, tinha medo que ele fosse acordar, mas hoje dou com ele dormindo ainda, quando se mexe um pouco eu dou, não acorda e vai direto até de manhã, aqui em casa ajuda. Se você sentir alguma duvida ou dificuldade e quiser conversar é só me escrever! Beijoo querida. Boa sorte!!!

      Responder
  16. Tenho uma bebê de 2 meses e meio e ela só dorme na cama comigo,mesmo sabendo que é errado,mas na hora do desespero em querer dormir fazemos de tudo,mas agora quero tirar esse costume dela.
    Antigamente ela só dormia no colo depois de balançar e as vezes berrando,mas hoje já estou conseguindo colocar ela na cama acordada as 20:30hs (horário que percebo que está com sono) pois se passa desse horário ela fica irritada,chora muito e só dorme no colo,mas percebi essa rotina à 5dias,e faço carinho até ela pegar no sono.
    Alguns dias ela pega no sono rapidinho,mas tem dias que demora até 30min,mas não desisto em pegar no colo,pois é mais fácil,insisto até dormir.
    Vou começar o quanto antes o método e espero que dê certo.
    Gostaria que me enviasse o teste de personalidade dos bebês.

    Responder
    • Oiii Renata! Em primeiro lugar compartilhar a cama com o filho não é errado, não de muito ouvido ao sensacionalismo das pessoas. Se você tomar certos cuidados é muito bom para a formação do vínculo de vocês, mas é bom ter em mente que depois que o bebê se adapta a dormir com os pais, sair é bem difícil, é bom sempre medir os prós e os contras.
      Eu faço exatamente como você, tem dias que o Francisco está mais agitado na cama e deixo ele se mexer até que o sono vem, afinal, nós também somos assim neh, nem todo dia é igual, as vezes demoramos mais para pegar no sono também. Eu também nunca o faço dormir no colo, eu não volto com esse costume, desde o 4 mês dele ele não sabe o que é dormir no colo, não importa a dificuldade (esses dias durante o dia, a noite jamais, eu fiz ele dormir no carrinho, pois estava com febre e muito agitado, mas colo sem chance). Aqui em casa se a gente passar do horário, 20:30 ele também chora e se irrita, como pode neh?
      Com paciência e mantendo em mente que pode demorar até ele aprender, você irá conseguir, afinal já está quase lá! Boa sorte e já lhe enviei o teste! Qualquer dúvida me escreva! Beijoss

      Responder
  17. Oi Ana, adorei o post e o seu blog. Tenho um bebê de 2 meses e vou tentar o método!! Gostaria de fazer o teste, se puder me enviar. Obrigada! Muito bom compartilhar experiências!

    Responder
    • Oii Claudia! Que bom que você gostou do Post e do Blog, fico bem feliz huhu! Já lhe enviei o teste, mas se sentir alguma dúvida me escreva! Eu concordo com você, é muito bom compartilhar! Volte sempre nos visitar e deixar as suas experiências, assim aprendemos juntas! Beijoss

      Responder
  18. Olá Ana…
    Estou encantada com seu post e já sonhando em conseguir isso. Meu bebé está com 9meses e usa o peito para dormir, acordo hj na madrugada mais do que quando etapa recém nascido (ñ da para acreditar ne?).preciso e percebi com sua ajuda que tenho q tirar essa mania urgente…
    Me manda esse teste para eu ver onde ele se encaixa.
    Abraços

    Responder
    • Olá Nivea, que bom que você gostou, parece sonho neh? Quando eu consegui, eu nem acreditei, pois eu mesmo duvidava hehe… Aqui em casa o nosso maior problema era dormir mamando, nossa não era fácil, ele queria mamar a noite toda! Já lhe enviei o teste, qualquer dúvida me escreva! Beijoss

      Responder
  19. Olá
    Adorei o post,sou mmamãe do Davi e irái fazer 2 meses dia 3, confesso que nao consegui estabelecer rotina ainda, mas vou colocar as dicas em pratica e tentar!
    O sono dele ainda é muito louco, ontem por exemplo acordou as 00:00 e so dormiu as 5hs.. imagina comb fiquei.. Quero e preciso conseguir!
    Pode me enviar o teste de personalidade?
    Grata

    Responder
    • Olá Manu! Fico feliz que você gostou! No início é mais difícil manter a rotina, pois a amamentação geralmente é em livre demanda, mas aos poucos você consegue! Esses primeiros meses são bem cansativos mesmo, eu imagino o que vc passou, pois aqui em casa teve várias noites como essas, e como a gente fica “destruída” neh?
      Começar cedo é ótimo, pois é muito mais fácil ensinar o bebê, segundo a autora até o 3º mês em uma semana o bebê já se adapta, pois ele não cria costumes. Eu comecei no 4º, mas a minha cunhada iniciou no segundo mês e já teve muito sucesso. Já lhe enviei o teste, qualquer dúvida me escreva! Beijoss

      Responder
  20. Oi Ana!! Estou gravida de 28 semanas e ha estava preocupada com essa rotina do sono do bebê pois ja ouvi tantos comentarios de colegas dizendo que acabou minhas noites de sono para sempre…. E eu que adoro dormir…. Gostei demais do seu post e queria ler mais sobre o assunto para quando meu Miguel nascer eu comece a introduzir essa rotina. Me mande por favor o teste e se vc tiver o livro em programa de computador tambem. Super beijo.

    Responder
    • Boa tarde Vanessa! Realmente as pessoas sempre nos dizem isso na gravidez hehehe.. “Aproveita para dormir agora”. Fico muito feliz que você gostou do Post e já se preocupa com esses “detalhes” tão importantes. Já lhe enviei o Livro completo e o teste. Qualquer dúvida me escreva! Beijosss

      Responder
    • Oi Renata! Eu adoro compartilhar experiências, fico feliz que você gostou! O início é assim, os bebês ainda estão se adaptando com esse mundo, aprendendo a mamar, a dormir, tudo é tão diferente para eles neh. Já lhe enviei o e-mail, qualquer dúvida me escreva! Beijoss

      Responder
  21. Oi Ana! Adorei o post.. comecei a ler em uma madrugada enquanto amamentava e terminei agora. Gostaria de receber o teste Improvisadores e os Planejadores, o outro teste tb te pedi em outra msg.
    Minha pequena completa hj 2 meses tem uma rotina q eu estabeleci da minha cabeça. Sei exatamente oq ela quer em cada momento porém, por opção minha ela dorme na minha cama mas preciso mudar esse hábito jah é mais difícil p mim do q p ela rsrs.
    Vou mudar isso jah estou decidida! !
    Não é smp mas na maioria das vezes ela dorme no peito e nao consigo acordar ela para seguir o EASY.
    Ela vai pra cama entre 20.30 ate as 21h e dorme direto até 01.00 depois acorda quase que de 2 em 2h ou menos para mamar isso acontece pois nas mamadas da madrugada ela mama pouco pois dorme no peito tento acorda la para mamar mais e sem sucesso. Vc tem alguma dica? Vou tentar a mamada dos sonhos!
    Desde jah obrigada.

    Responder
    • Oii Livia! Que bom que você gostou e espero que ele lhe ajude! Já lhe enviei um dos testes e o livro, vou lhe enviar o outro agora também. Se você já estabeleceu a rotina, ela já dorme no horário, você já está conhecendo ela, ensinar ela a pegar no sono sozinha e sem mamar vai ser mais fácil, ainda mais que ela tem apenas 2 meses.
      O Francisco com 2 meses mamava de 2 e no máximo 3 horas a noite e eu sempre lhe dei, mas as vezes o problema era bem esse, sentia sono e acabava dormindo no meio da mamada e logo tinha fome novamente, isso só mudou depois que eu comecei a dar a mamada dos sonhos (acho que nessa fase ele mamava complemento a noite, não lembro bem) e ele já era um pouco maiorzinho, mas continue a rotina que logo (geralmente depois do 3º mês, depende do tempo de cada bebê) a sua filha vai sentir menos necessidade de mamar a noite, com o tempo naturalmente ela começa a diminuir. Hoje, ele mama as 8:20 por ai e a meia noite novamente e geralmente só mama novamente depois que acorda (as 8:30) Em picos de crescimento as vezes mama as 6 ou 7 da manha. Qualquer dúvida me escreva! Beijoss

      Responder
  22. Oiiii….amei o post, meu bebê acabou de completar 3 meses, gostaria muito de ter uma rotina. Ele já mama de 3 em 3 horas uma vez ou outra foge do custume. Gostaria de receber o texto por email incluindo o teste. Bjus .. Parabéns por ajudar outras mamães!

    Responder
    • Oiii Taina! Fico muito feliz que você gostou do post. Realmente hoje eu percebo como a rotina é maravilhosa para os bebês, aqui em casa fez toda a diferença. Já lhe enviei o teste do livro. Beijoss! Obrigada e se você tiver dúvidas sinta-se a vontade para me escrever! Beijoss

      Responder
    • Olá Simone! Que felicidade e ansiedade boa emm! Parabéns pelo seu bebê! Desde já desejo toda saúde, felicidade e amor desse mundo para ele e para vocês, é maravilhoso ser mãe (e pai)! Obrigada por nos visitar e volte sempre para acompanhar os posts novos (aliás, hoje terá um muito interessante). Já lhe enviei o teste e qualquer dúvida me escreva! Beijoss

      Responder
  23. Olá Ana,
    Boa tarde!

    Primeiramente quero lhe parabenizar pelo post, simplesmente maravilhoso!
    Quero também agradecer, pois desde que tive minha filha, sempre procurei dicas para melhorar o sono dela e nenhuma foi tão completa e esclarecedora.
    Minha filha já irá completar 9 meses e desde que nasceu, não sei o que é dormir uma noite inteira. Ela acorda demais de madrugada (de 5 a 7x), e pelo que pude ver nas dicas, uma das coisas que faço errado, é que ela dorme no peito e todas as vezes que acorda de madrugada, só volta a dormir mamando.
    Já estava desesperada e sem esperanças, porque já tentei de tudo, mas isso ninguém nunca tinha me falado.
    Irei aplicar as dicas e lhe informo como estão as coisas, mas tenho muita esperança que desda vez irei ter uma noite tranquila de sono.

    Ps: Gostaria de lhe pedir a gentileza de me mandar o teste.

    Um beijo,
    Camila

    Responder
    • Olá Camila! Boa tarde querida! Tudo bem com você?
      Obrigada, fico muito feliz em saber que você gostou do Post e mais feliz em saber que de alguma forma lhe ajudei!
      Eu imagino como você se sente cansada, pois não manter um sono contínuo é muito cansativo mesmo. Tente uma dica por vez e se você tiver dúvidas no meio do processo vai me escrevendo (por aqui ou pelo e-mail do Blog contato@104.248.123.232) que naquilo que eu conseguir eu vou lhe ajudando. Mande-me notícias! E volte sempre aqui no Blog nos visitar!
      Já lhe enviei o teste! Boa sorte! Beijosss

      Responder
    • Olá Cida! Com certeza da tempo, pois o seu bebê está em um momento da vida onde ele é capaz de absorver e aprender rapidamente muitos conhecimentos novos. O que você quiser lhe ensinar! O que pode acontecer é demorar um pouco mais para o seu filho “largar” os costumes. Como eu disse no Post crianças de até 3 meses demoram até uma semana para “perder” um costume e crianças acima dessa idade de 15 a 30 dias. Eu faria um teste, tentaria o método para ver se o meu filho se adaptaria! Aqui em casa foi maravilho, valeu a pena! Qualquer dúvida me escreva! Obrigada pela visita!!! Beijooss

      Responder
  24. Oi Ana, adorei o post! Minha bebê ainda não nasceu, mas gostaria de aplicar esse método quando ela chegar. Você poderia me enviar o teste, por favor? Bjs.

    Responder
    • Oiii Jennifer! Parabéns pela sua filha! É muito bom ler e se informar sobre esse assunto na gravidez ainda, até hoje eu penso que teria sido muito mais fácil se eu tivesse feito isso! Já lhe enviei o teste. Se você tiver dúvidas me escreva! Obrigada pela visita! Beijoss

      Responder
    • Oii Juliana! Sua filha já dorme super bem, geralmente com 2 meses eles não aguentam muito tempo ainda sem mamar, logo ela ficará mais tempo ainda, muito bom. Ela faz a “mamada dos sonhos”? Pergunto porque as vezes quando o Francisco não fazia ela (mas isso depois do 4º mês já) ele acabava acordando no meio da madrugada, bem como você contou. Já lhe enviei o teste e qualquer duvida me escreva! Beijoss

      Responder
  25. Olá, Ana! Adorei seu post. Já li, reli, li novamente, amei! Estou tentando aplicar no meu bebê de 4 meses mas ta difícil, minha maior dificuldade é que ele acorda 3 vezes pra comer durante a noite, não estou conseguindo tirar esse costume dele, mesmo antecipando a hora do leite. Ele acorda umas 00:00, 2:00 e 5:00 pra comer, o primeiro sono é mais pesado e demotado, os demais são mais leves, acho que é por isso que ele acorda. Estamos muito cansados…Aos poucos estou conseguindo fazê-lo dormir no berço (balançando o bumbum pra substituir o balanço da cadeira de balanço), já petcebiva melhor hora pra ele dormir e desde novinho faço uma rotina na hora do sono (diminuir luzes da casa, falar baixo, não brincar na hora da rotina). Acho realmente que essas mamadeitas na madrugada são os meus problemas mas não sei como tia-las. VC tem alguma dica? VC pode me enviar o teste os saber qual é o meu bebê? Ficarei muito grata se VC puder me ajudar.
    Algumas observações: meu bebê só mama 1ou 2vezes durante dia, dorme no berço dele, no quarto dele, durante dia não dorme todos os dias o mesmo horário, é uma luta pra ele se entregar ao sono durante o dia, qdo não tira cochilo de manhã ou à tarde, dorme umas 17 h e acorda umas 18h.

    Responder
    • Olá minha xará! Aqui em casa também era assim, as vezes o Francisco acordava mais que 3 vezes até. Uma das coisas que eu fiz e percebi que ajudou foi aumentar as mamadas durante o dia, Francisco mamava de 3 em 3 horas e eu comecei a dar mama de 2 em 2 (já ouvi muitas mamães falando que fazer isso as ajudou também). As vezes o bebê não sacia toda a sua necessidade durante o dia, pois mama muito na madrugada e acaba se tornando um ciclo. De tudo que eu fiz, o que mudou mesmo foi desvincular o mama da hora de dormir, com o tempo naturalmente o Francisco foi parando de mamar, eu nunca forcei ele, nunca tentei tirar. Primeiro ele mamava as 00:00 e as 6:00 e as vezes e depois que ele começou a comer sólidos (com 6 meses, não adianta começar antes que ele pode se sentir mal e não dormir também) e com 7 meses depois da janta começou aos pouco largar a mamada das 6:00 esticando até as 8:30. Foi tudo ocorrendo naturalmente, no tempo dele, mas com certeza o primeiro passo foi desvincular o leite e o colo do dormir. Outra coisa importante é organizar a rotina durante o dia, aqui em casa se eu perder um bocejo de sono e o Francisco não fizer as 2 sonecas durante o dia, pode ter certeza que a noite será agitada! Espero ter ajudado de alguma forma! Qualquer dúvida me escreva. Obrigada pela visita! Venha nos visitar mais vezes! Beijoss

      Responder
  26. Oi!
    O meu bebe ate aos 3 meses dormia mt bem, chegando a fazer 12h seguidas, xom 3meses. Um dia fomos dormir a casa de um familiar e a partir dai começou a acordar… primeiro 1vez durante a noite até dormir só 1h seguida. Agora com 6 meses acorda a cada 2h.
    Adora adormecer na mama mas nao é dificil adormece-lo na cama, a cantar e a dar as “palmadinhas”. Comecei a ler o seu post ontem de noite, continuei de madrugada qd ele acordava e a última vez q acordou deitei no berço dele ainda acordado. Mexeu (fez mta ginástica) e falou mas lá adormeceu.
    Nunca dei a mamada dos sonhos mas sempre teve rotina, desde o primeiro dia – faz toda a diferença p ter um bebe mais calmo.
    pode-me mandar o livro e o teste?
    obrigada
    bj

    Responder
    • Oii! Você acredita que aqui em casa aconteceu a mesma coisa? Saímos quando o Francisco estava com 3 meses e dormimos na casa de familiares, no outro dia ele começou a acordar de hora em hora, foi tão cansativo que não aguentei e comecei a ensiná-lo a pegar no sono sozinho, como expliquei no Post. A mamada dos sonhos aqui nos ajuda muito, adoro ela! Rotina é muito importante mesmo! Já lhe enviei o teste e se você tiver alguma dúvida me escreva! Obrigada pela visita! Venha nos visitar mais vezes! Beijoss

      Responder
  27. Li tudo e estou cheia de esperanças de que o meu bebê pode dormir melhor! =)
    Ele completou 2 meses ontem e quero começar a levar a rotina dele mais à sério! Você me mandaria o teste?
    Obrigada! =)

    Responder
    • Oi querida! Que bom lhe trazer esperanças hehe! A rotina é muito importante, você vai notar como ela faz toda a diferença! Já lhe enviei o teste e se você tiver alguma dúvida me escreva! Obrigada pela visita! Venha nos visitar mais vezes! Beijoss

      Responder
  28. Parabens pelo site e em especial por esse post! Se possivel, me manda o teste para saber se meu bebe é um anjo, livro, etc.. Preciso colocar em pratica esse metodo!
    Obrigada!

    Responder
  29. Olá, adorei o post! Minha BB tem 1 ano e 6 meses, e temos rotina para comer, banho e hora do sono, infelizmente, como muitas eu associei peito a dormir, pq minha filha sempre acordou muito a noite, em uma noite normal são 4 mamadas atualmente, ela não pegou chupeta nem mamadeira, não aceita leite artificial nem no copo, come bem (exceto em problemas como dente, etc) e sempre dormiu em um colchão ao lado da minha cama, sempre amamentei deitada, por ser mais prático e menos cansativo… Fui doadora de leite até os 10 meses e estou conversando com a psicóloga do banco de leite para me ajudar a passar minha BB pro quarto dela… Mas não está funcionando… Ela passou a acordar mais vezes, até a cada 20min, e mesmo eu estando na cama com ela, resmunga ou chora… Minha BB nunca foi de estranhar nenhum lugar, já viajamos para vários lugares e ela nunca mudou a rotina dela de sono… Desculpe o texto grande, mas estou sem saber o que fazer, não quero que ela sofra, e estou ficando mto cansada. Desde já agradeço.

    Responder
    • Oi querida! Imagino como você está cansada! Realmente, olhando de fora da situação parece que a cada ciclo de sono a sua filha desperta, mas não consegue voltar a dormir e precisa de ajuda para isso, no caso dela não é a chupeta ou o “ursinho” que ela precisa, é o seio! Talvez, tentar desvincular o sono dele ajude. Você já tentou? Como ela reagiu?
      Aqui em casa eu precisei trocar 4 ou 5 vezes a marca do leite e umas 5 ou 6 marcas de mamadeira até encontrar uma que o Francisco gostasse, o único leite que o Francisco aceitou e gostou foi o Similac (é um dos leites mais parecidos com o sabor do leite materno que existe, você já tentou esse?). Parabéns por amamentar até essa idade e por doar leite, isso é maravilhoso!
      Logo que começamos a ensinar uma rotina nova para os nossos filhos eles se sentem inseguros, pois algo está mudando e eles não entendem o porquê. Por isso, é comum que a sua filha chore ou demonstre não gostar do que você está tentando ensinar, mas fique tranquila, se você permitir com o tempo ela aprende! Qualquer dúvida me escreva! Sinta-se a vontade! Obrigada pela visita e volte a nos visitar! Beijoss

      Responder
  30. Olá Ana, adorei o seu texto, a sua história! Minha filha está com 20 dias, mama geralmente a cada três horas, e acorda duas vezes durante a madrugada para mamar…. e agora começou a querer dormir mamando! Gostaria muito de seguir esses ensinamentos do livro, vc poderia me enviar o material para me ajudar? Muito obrigada! Bjos

    Responder
    • Olá Michele! Fico muito feliz que você gostou!!! Parabéns pelo seu bebê e começar cedo a ensiná-la é maravilhoso e muito mais fácil, você vai sentir logo, logo as diferenças. E acordar apenas duas vezes, que amada que a sua filha é! Já lhe enviei o teste e se você tiver alguma dúvida me escreva! Obrigada pela visita! Volte a nos visitar! Beijoss

      Responder
  31. Antes de mais tenho que dizer que adorei o tema;)
    Tenho duas meninas gêmeas de 6 meses.. Estava tudo bem organizadinho e rotineiro até elas terem uma bronquiolite aos 4meses e meio.. Resultado: apanharam um monte de manhãs que agora está a ser bem complicado de mudar.. Vou seguir as dicas de as deitar mais cedo porque penso que aí está uma grande falha actual…
    Aqui complica porque sempre que uma chora eu pego de imediato nela para não acordar a irmã porque se deixo num instante estão as duas aos berros.. Ou seja agora choram por tudo e por nada.. Será que me podia enviar o teste para analisar aqui a dupla? E se tiver dicas para gêmeos por favor pública;)
    Beijinho de Portugal
    Helena Ferrete

    Responder
    • Oiii Helena!
      Parabéns pelas suas gêmeas! Nossa, eu imagino a correria que deve ser e a noite então, mais ainda! Aqui em casa encontrar o horário do pico de sono (“janela do sono) foi uma das maiores soluções e percebo que muitas crianças são bem parecidas nesse ponto também.
      Já lhe enviei o teste, mas se você sentir alguma dúvida me escreva! E eu adorei a ideia, vou escrever (já adicionei na minha lista) Posts sobre gêmeos! Muito obrigada pela dica 😉 E é muito legal receber uma visita de outro pais, volte sempre para nos visitar! Obrigada pela visita! Beijinhos querida!

      Responder
  32. Envio meu email para que possa me mandar, porfavor o teste para fazer do meu bebê que fará 8 meses no próximo sábado 13/06/15.

    Obrigada!

    Os.: Vou terminar de ler o post

    Responder
  33. Muito bom o post. Meu filho está com quase dois meses e estou passando exatamente pelo que você passou. Vou tentar começar agora e espero imensamente que dê resultado. Pode me enviar o teste e o resultado?! Beijo grande e obrigada.

    Responder
    • Oiii Sheila!
      Obrigada querida, fico feliz que você gostou do Post!
      Os resultados aqui em casa logo apareceram, depois que umas 2 ou 3 semanas, mas com o tempo foram melhorando muito! Já lhe enviei o teste e se você sentir alguma dúvida me escreva! Obrigada pela sua visita, volte para nos visitar! Beijosss

      Responder
    • Olá Evellyn!!
      Fico feliz que você gostou do Post! Para nós a “mamada dos sonhos” ajudou muito! Espero que lhes ajude também! Já lhe enviei o teste e se você sentir alguma dúvida me escreva! Obrigada pela sua visita. Beijos

      Responder
  34. Oi Ana, adorei o post, me esclareceu bastante coisa. Só estou perdida em como fazer minha bebê mamar sem dormir no peito. É só encostar no seio que já vai amolecendo e fechando o olhinho, nem liga se eu converso ou brinco. Me dá umas dicas!? Ela faz 5 meses amanhã, está em uma fase difícil, tem acordado pra pedir colo, logo dorme, mas quando coloco no berço acorda ou imediatamente ou em poucos minutos. Há duas noites acordou cerca de 20x, ou seja, nem consegui dormir. Estou exausta, com pouca paciência! Rotina nós temos, exceto no domingo. Tenho ido dormir logo depois dela, então como du faço a “mamada dos sonhos”? Acordo e dou?
    Por favor me envie os tipos de temperamentos. Obrigada! Beijos.

    Responder
    • Oiii querida! O Francisco era exatamente assim até o 4º mês, via o seio e já estava quase dormindo. Quando eu colocava ele na cama, acordava ou dormia umas 3 horas e acordava gritando que queria mamar. Cheguei no limite e não aguentei mais ficar sem dormir horas seguidas. Comecei durante o dia a acostumá-lo a mamar e não dormir. Começava a dar mama e quando ele ficava com sono eu trocava ele de seio ou tirava e ai acordava. Até vídeos eu liguei para ele assistir durante a amamentação (só até ele aprender). Eu cuidava para não criar um clima muito propicio para o sono, quentinho, coberto, muitoooooo silêncio, escurinho. Eu deixava a luz acessa, conversava com ele, ligava a tv, distraia. Outra coisa que eu fiz foi “terapia do sono” (que a pediatra nos ensinou), quando Francisco ia dormir eu esperava ele entrar em sono profundo e começava a conversar “Filho, você é uma criança maravilhosa, saudável… você não precisa dormir mamando, você vai se sentir melhor dormindo na sua cama, etc). No início ele ficava bem bravo, chorava até, mas em 2 ou 3 semanas ele aprendeu bem durante o dia e a noite por consequência.
      O maior problema era eu mesmo, sentia pena dele e deixava dormir, as coisas só mudaram depois que eu decidi fazer diferente e fui firme com a minha escolha. Geralmente os bebês recordam do último lugar que dormiram quando despertam e a cada ciclo eles acordam levemente. Se eles reconhecem o lugar eles voltam a dormir (e a gente nem percebe que despertaram), mas se eles estranham, acordam. Aqui em casa as coisas só mudaram depois que eu tirei todos os costumes na hora de dormir e ensinei o Francisco a pegar no sono sozinho.
      Sobre a “mamada dos sonhos” eu nunca fui dormir antes da meia noite, então eu não tenho essa experiência, mas eu tentaria acordar para testar se em umas 2 ou 4 semanas as coisas mudariam. Eu acho que compensa acordar, dar mama as 23:00 e depois poder dormir mais 7 ou 8 ou 9 horas direto (quem é mãe sabe que dormir direto sem acordar a noite toda é um sonho ou um prazer muito grande). Lembrando que a “mamada dos sonhos” sozinha, sem as demais mudanças que cito no Post podem não ajudam muito, é um conjunto de ações! Qualquer dúvida me escreva! Obrigada pela visita querida! Beijoss

      Responder
  35. Olá Ana! Achei muito interessante seu post. Vou tentar! Pode me encaminhar por favor os tipos de bb? Obrigada
    meu filho vai fazer 10 meses dorme ou mamando, quando está com muito sono ou no colo e acorda 1 ou 2 vezes para mamar. Será que funciona? Obrigada

    Responder
    • Olá Mariana! Fico feliz que você gostou do Post, espero que lhe ajude!! Eu acredito que funciona, o que pode acontecer é demorar um pouco mais para o seu filho “largar” esse costume. Como eu disse no Post crianças de até 3 meses demoram até uma semana para “perder” um costume e crianças acima dessa idade de 15 a 30 dias. O Francisco mesmoo dormindo super bem até hoje ele mama 1x a meia noite. Quando está passando por um pico, salto de desenvolvimento ou dente, mama 2x e ele já têm 11 meses. Pelo que relatou seu filho já dorme bem, eu tentaria o método e faria um teste para ver se ele se adapta. Aqui em casa foi maravilho, valeu a pena! Qualquer dúvida me escreva! Obrigada pela visita!!! Beijooss

      Responder
  36. Oi Ana meu bb tem 6meses Guilherme ele dorme na cama comigo não sei o que faço para tirara ele e passar para o berço ja que ele resmunga a noite toda. .e ainda mama de 3 em 3 hr outra coisa que me deixa sem saber o que fazer..ele não consegue ter uma noite de sono tranquila será a falta de uma rotina? E só quer dormir no colo..preciso de muita ajuda kkk envie os testes para mim or favor. ..bjos

    Responder
    • Oiiii!…
      Dormir na cama com você provavelmente não é o problema do seu bebê não manter o sono. Eu não vejo problemas em cama compartilhada, eu já pratiquei, mas hoje garanto a você que nós dormimos melhor sem eles em nossa cama. No início é difícil, mas depois compensa.
      Então, vamos aos motivos para o bebê acordar a noite:
      -Dormir com qualquer tipo de ajuda: no colo, mamando, no carrinho, embalado, com música, com luz, etc. Os bebes precisam a aprender a se acalmar sozinho, pois o sono deles é diferente do sono. Eles passam por vários ciclos de sono a noite, de sono profundo para sono leve e se qualquer coisa os incomodar nesse processo eles acordam. E os bebês gravam em sua mente o último local que dormiram, então, se ele dormir no colo vai querer acordar no colo, se dormir mamando, vai querer mamar a cada ciclo de sono (mais ou menos 2×2 horas).
      -Rotina desestruturada;
      -Perda da “janela do sono”: os pais não identificam o horário que o bebê sente mais sono e deixam passar, consequência: os bebês ficam superestimulados e agitados a noite toda.
      -Ser interrompido a cada movimento ou ciclo de sono: gritam (sonhando) ou se movimentam muito e os pais preocupados atendem logo o bebê sem aguardar e ver se ele realmente irá acordar.
      -Dormir mais do que 2 horas durante o dia.
      Enfim, no post tem todos os motivos e minha dica é: comece a repassar cada ponto desses e analise/identifique alguns desses pontos, talvez lhe ajude a descobrir porque o seu bebê está acordando tanto, assim, você conseguirá mudar (1 coisa de cada vez).
      Lembrando que qualquer coisa que ensinamos para os bebês eles podem e tem capacidade de aprender (mais rápido que nós), mas precisamos agir com paciência (não deixar os bebês chorando) e ter ciência de que esse processo pode demorar até 30 dias (esse é o tempo para qualquer adaptação), mas precisamos insistir, ser firmes e fazer todos os dias igual.
      Postei o teste há alguns dias, é só acessar esse link (aqui do blog):
      https://www.sobrematernidade.com.br/teste-descubra-o-temperamento-do-seu-bebe/
      Beijos!!!

      Responder
  37. Oi Ana, sou nova por aqui e amei seu post. Achei muito completo, diferente dos milhares que já vi pela internet a fora. Minha bebê tá com 5 meses, quase 6, e simplesmente nunca dormiu a noite, durante o dia ela dorme bem, mas a noite dorme la pelas 4 da manhã, tô exausta, não agüento mais.. Me manda o teste, vou tentar seguir suas dicas. A esperança e a última que morre.

    Responder
    • Oiii querida!
      Fico feliz que você gostou do post!!!! Obrigada.
      Postei o teste há alguns dias, é só acessar esse link (aqui do blog):
      https://www.sobrematernidade.com.br/teste-descubra-o-temperamento-do-seu-bebe/

      Minha dica é: comece a repassar cada ponto desses que cito no post (o que pode atrapalhar o sono do bebê) e analise/identifique alguns desses pontos, talvez lhe ajude a descobrir porque o seu bebê está acordando tanto, assim, você conseguirá mudar (1 coisa de cada vez).
      Lembrando que qualquer coisa que ensinamos para os bebês eles podem e tem capacidade de aprender (mais rápido que nós), mas precisamos agir com paciência (não deixar os bebês chorando) e ter ciência de que esse processo pode demorar até 30 dias (esse é o tempo para qualquer adaptação), mas precisamos insistir, ser firmes e fazer todos os dias igual.
      Ahh e preste atenção se o sono durante o dia passa de 2 horas, nesse caso ele pode atrapalhar a noite!

      Sorte para você querida, eu sei como não dormir é cansativo! Beijos em você e na sua linda!

      Responder
  38. Oi Ana! Ameeei esse post! Meu Gui tá com 3m20d, e eu acho q está passando por um salto de desenvolvimento… Ele nunca dormiu a noite toda, sempre acorda a cada 2h pra mamar (só LM), é dificil. Porém, há 1 semana ele tá dando um trabalhão pra pegar no sono, acordando de hora em hora e os cochilos do dia ficaram bem atribulados, fora q só quer dormir no colo… Enfim, eu queria começar a ensiná- lo a dormir sozinho, pq sinto q daqui a pouco não vou mais conseguir sobreviver a falta de sono. Será q agora é uma boa hora de começar? E se puder, me manda o teste! Vou providenciar a compra do livro, fiquei mto interessada! Obrigada! BJu

    Responder
  39. Oi.. eu quero o teste para saber qual tipo de bebê é o meu. Você pode me enviar?? Obrigada!

    Aproveitando: Parabéns pelo blog e por esses posts sobre sono. Ta sensacional!!!

    Responder
  40. Oi Ana,
    Adorei esse post! Vc pode me enviar o teste de tipos de bb? Quero tentar suas dicas.
    Outra duvida: qto tempo vc levou ate seu bb conseguir dormir sozinho?
    obrigada!
    Francine

    Responder
  41. Oi Ana Paula,
    Meu Felipe tem quase 4 meses e sempre teve rotina. Pra dormir principalmente! Nunca dormiu menos que 7h direto. Já chegou a dormir 9h direto sem mamar e engordando perfeitamente! Coloco ele no berço quase dormindo…mas antes disso tenho Q ficar andando com ele no colo! Agora está ficando pesado e não quer que outras pessoas o façam dormir. Tem uma semana que acorda com fome de madrugada! Umas 4 ou 5 da manhã. Será Q ele desaprendeu a dormir?! Às vezes fico com medo de tentar fazer ele dormir sozinho e estragar o sono dele…será Q pode acontecer?! Ah! Me manda o teste! Obrigada!

    Responder
  42. Muito bom o texto,tenho uma bebê de 8 meses, não tenho tantos problemas com o sono dela, ela é bem tranqüila e dorme a noite toda com uma mamada, mas a faço dormir no peito ( sempre fiz) e isso é complicado e ruim , sei disso, pois ela depende de mim, pois nunca ofereci mamadeira, vou com certezamelhirar a forma dela dormir ! Queria fazer o texto como é minha bebê… Anjo, livro- texto… Enfim qual?! Anciosa…obrigada.

    Responder
  43. Nossa, enquanto lia a descrição do seu bebê, comecei a achar que o meu tinha feito um estágio aí… rsrs Igualzinho!
    Por favor, me envie os testes e, caso possua o livro digitalizado, gostaria de conhecê-lo tb.
    Obrigada por compartilhar sua experiência!

    Responder
  44. Olá Ana Paula,

    Muito obrigado pelo excelente post. Eu e minha esposa estamos com uma bebê de pouco mais de 1 mês e estamos começando a implementar a rotina E.A.S.Y., pois já conhecíamos o livro da “Encantadora de bebês” (e utilizamos ele diariamente como referência.
    Apesar disso, ainda estávamos muito perdidos sobre a aplicação prática do método. Seu blog veio para resolver nossas dúvidas e nos encorajar a continuar aplicando o método na prática.

    Grande abraço e obrigado pela paciência em compartilhar a sua experiência!

    Rodrigo

    Responder
    • Olá Rodrigo!
      Em primeiro lugar, muito obrigada pelo seu comentário, pois saber que de alguma forma estou conseguindo ajudar algumas famílias renova o meu dia e me da mais animo e vontade para escrever e compartilhar todos os dias!
      Se vocês sentirem alguma dúvida estou à disposição para ajudar no que for preciso.
      Essa semana eu farei um vídeo no nosso canal do YouTube Sobre o sono do bebê!
      Lhe enviarei, quem sabe possa ajudar também.
      Parabéns pela sua filha, muita saúde, felicidade e amor para ela!
      Abraços a família!

      Responder
  45. Oi (: gostei muito do seu post. Pode me mandar o teste? A minha bebe tem 4 meses e sempre dormiu a noite inteira mas de dia nao consigo fazer uma rotina porque ela mama de hora em hora. Você tem alguma dica?

    Responder
  46. Olá! Muito bom o post!
    Li o livro e tento colocar alguns conceitos em prática com meu bebê de quase 6 semanas. Já há algumas semanas que mama a cada 3 horas (aproximadamente) e tem sua rotina de banho para dormir, o que funciona pois toma o banho entre 21:00 e 21:30, mama entre 21:30 e 22:00 e pede para mamar depois de 5 ou 6 horas! Mas tenho algumas dificuldades ainda: primeiro, ele tem bastante refluxo o que exige trocar a fralda antes da mamada e ficar arrotando muito tempo (dorme no colo!); depois, acho que ele ainda é muito novinho para conseguir dormir sozinho. O que sua experiência com o método diz? Até tento o pick upput down quando tenho oportunidade, as vezes funciona com alguma interferência (tapinhas na fralda e massagem leve entre as sobrancelhas), mas quase sempre eu perco a janela e ele está irritado demais pelo cansaço. À noite, depois do banho relaxante e mamada das 22:00, impossível mante-lo acordado enquanto mama. E a mamada dos sonhos? Sem chance… Ele simplesmente não mama sem acordar, e parece que acorda-lo não é o propósito, né? Como foi isso com o Francisco?
    Obrigada por partilhar suas experiencias!
    Bjs

    Responder
  47. Oi Ana td bem??? Gostei muito da sua experiência e estou confiante em conseguir fazer a minha bebe dormir a noite. Ela tem um mes ainda… mas tenho algumas dúvidas como : como saberei o horário de ela dormir sendo q ela dorme muito … tipo vc disse q o horário do Francisco é 20:30.. no meu caso esse horário ela está dormindo pois mamou as 17:30 e dorme até 20:30 e detalhe dorme anteriormente o dia todo…. acorda as 20:30 e fica acordada até altas horas… aí faço dormir lá pelas 23:00 mas acorda a noite e fica com o Olhão aberto… hj por exemplo essa madrugada ela ficou das 2 até as 6 acordada. .. dei um monte de mama e nada de dormir. .. só dormiu no colo. E outra coisa ela dorme mamando. Em fim… Como ela dorme bastante oq eu poderia fazer para mante-la acordada durante o dia. .. pq ela trocou o dia pela noite. Outra coisa… a respeito da mamadeira…antes de ler o post já estava pensando em dar uma vez só anoite… mas estava com medo de ela largar o peito… no seu caso será q ele largou o peito só por causa dessa uma mamada de madrugada?? Estou com medo de dar ao mesmo tempo é tão prático. .. em fim. Estou exausta. E vou tentar fazer uma rotina… Se puder me dar umas dicas de rotina para ela q é pequena ainda… uma informação. ..ela dorme o dia todo… Como a noite fica acordada. Dorme bem de manha até. .. As 7 8 da noite. Aguardo seu retorno bjs

    Responder
  48. oi Ana! adorei o post…estou doida para ler o livro da encantadora de bebês…kkk. Tive meu segundo filho há quase 3 meses e sou psicotica com rotina…kkk mas como cada bebê é de um jeito tenho enfrentado uma situação muuuuito diferente agora. Meu filho não costuma dar trabalho de madrugada. ..mas não dorme mais de 6h seguidas então ainda acabo dando o peito uma ou duas vezes. …como ele ainda vai completar 3 meses pretendo começar a tirar esse hábito. Meu problema tem sido antes de dormir. ..apos as 19h…ele já chegou a chorar por quase 2h seguidas…sei que é cansaço mas é muito difícil fazê-lo dormir durante a tarde. ..entao ele só cochila de manhã e depois lá pelas 21h ou 22h…Gostaria que me enviasse o teste de personalidade por favor. Percebi que ele gosta muito de brincar nesse horário. ..mas eu já estou esgotada pois ele dorme bem pouco ao longo do dia…ja tentei de tudo e ele tem uma rotina bem estabelecida…evito ao máximo sair dela…meu marido me acha muito chata mas sei como é importante para ele…sei que depois ele será uma criança mais fácil de disciplinar. A única coisa que nunca tentei foi desvincular a mamada do sono. ..adorei sua metodologia! !!Espero conseguir aplica-la tão bem quanto você. ..beijos e parabéns!

    Responder
  49. Olá Ana, muito boa esta matéria, espero que comigo funcione, pois minha filha já está com 8 meses e meio e só dorme mamando no peito, acorda várias vezes durante a noite e só volta a dormir mamando, e como eu trabalho o dia todo e só fico com ela a noite, tenho dó de retirar as mamadas, será que consigo? Parabéns pelo Francisco, muito lindo! Abraços

    Responder
  50. Adorei demais, estou lendo seu blog até de madrugada na hora da mama e já super motivada a começar hoje essa técnica pois a mãe zumbi não aguenta mais! Gostaria de fazer o teste com meu bebê, tem como me enviar? Obrigada

    Responder
  51. Oi Ana Paula, conhecendo a rotina e os horários de sono e fome do meu Luis de 2 meses, estou desesperada tentando fazê-lo 1-dormir sozinho, 2-dormir a noite toda mais tranquilo! Ele até já conseguiu dormir sozinho quando aplico todas as técnicas aqui ensinadas. Porém a noite é um sofrimento pra dormir! Ele começa a dormir 18h pois já demonstra muito sono ao fim da tarde, este sono vai bem até as 23h-0h. Onde ele acorda uma ou duas vezes para mamar (ele toma complemento também), mas depois da meia noite ele fica instável, acorda de hora em hora, tem sono agitado e se mexe demais no berço! Percebo que na madrugada ele tem muitos gases e talvez isso esteja atrapalhando, mas não consigo identificar o que exatamente! Obrigada! Por favor, meu email para enviar o teste anderlisas@gmail.com

    Responder
  52. Oi Ana,

    Muito proveitoso esse post! Minha filha está com 3 meses e meio, tentei colocar a rotina EASY mais cedo mais acabei desistindo, achando que estava muito novinha. agora quero estabelecer essa rotina, ela já tem uma certa rotina noturna, banho as 20h, mama e dorme as 21h. Mas o grande problema é que só dorme no peito, durante o dia tb. E durante o dia não tem hora certa para as sonecas, que são muito curtas 30 min geralmente. consigo fazer ela não dormir depois de mamar, e brincar um pouco, percebo o primeiro sinal de sono, mas não consigo fazer ela dormir sem peito de jeito nenhum. Estou tentando a 3 dias, coloco no berço ela se agita muito, vai ficando mais agita, e parece cada vez mais difícil de dormir e fica irritada o dia todo. Gostaria de saber como foi sua experiência, o processo de fazer dormir no berço.
    A noite ela ainda mama por volta das 3h mas volta a dormir sem problemas dorme umas 10h.
    Gostaria de saber dos testes tb, quais as dicas para cada tipo de bebê. Achei o teste e minha bebê é energética! Mas quais as dicas para lidar com tanta energia. Rsrs

    Responder
  53. Nossa adorei esse post! Meu bebê tem 4 meses e tem horários muito irregulares pra tudo. Desde o primeiro mês fiz uma rotina pro sono, com banho, mamar e dormir no colo, mas o horário não tem sido sempre o mesmo. Acho q não estou dando a devida atenção ao q ele quer me dizer e vou deixando as coisas acontecerem. E estou sofrendo por isso pq ele acorda muito durante a noite, está só no peito. Vou por em prática esses ensinamentos. Ainda dá tempo pois preciso, volto a trabalhar em dois meses! Vc pode me enviar o q vc cita no post por email? É sumqt13@ig.com.br. Obrigado!

    Responder
  54. Oi! Nossa AMEI seu post!!!! Meu bebê está com um mês e meio e quero muito ensinar essa rotina para que ele tenha um sono tranquilo!!! Gostaria muito que me enviasse algumas dicas e o teste! Parabéns!! Com certeza está ajudando muita gente! Bjs

    Responder
  55. Oi Ana! Adorei seu post!! Vou tentar c ctz! O João Guilherme tem 1m e 3semanas, já tem uma rotina: banho às 15h30 e coloco para dormir às 20h30… Durante o dia tira uns cochilos de 30 min no carrinho ou cadeira que treme.. Uma vez perdida no berço ( colocava ele já em sono profundo – era como dava certo)… E, às vezes, em cima de mim de bruços.
    Às noites boas ( qd n está em pico de crescimento ou salto do desenvolvimento), acorda 00h, 2h, e 4h ( sempre tem q acordar às 4h).. E após essa última, não dorme mais.. A não ser q eu coloque ele na nossa cama, em cima do meu marido, preferencialmente.
    Já fiz a mamada dos sonhos ontem…e hj coloquei acordado no berço p dormir.. E consegui depois de 5 tentativas!
    O mais difícil para mim é ele não dormir durante a mamada… Pq d madrugada eu acabo dormindo junto devido ao cansaço… :/

    Vc podia enviar o teste de qual tipo de bebê para mim?
    Obrigada

    Responder
  56. Por favor me envie o teste sobre os tipos de bebe.
    Meu lorenzo tem 4 meses. Acorda de hora em hora a noite toda. Estou tao exausta que nem co sigo mais sentir alegria com o meu bebe. Obrigada

    Responder
  57. Olá! Tudo bem… minha segunda filha nasci daqui a 20 dias e estou com muito medo, porque tenho uma filha de sete anos e sofri muito sem dormi o que me levou a uma depressão pós parto seríssima! Dessa vez quero fazer tudo certo…você pode enviar o teste, por favor…Obrigada e beijos

    Responder
  58. Oi Ana…adorei seu blog e essa postagem…
    Li durante o dia um pouco, mas a noite vou ler com calma novamente pra tentar por em prática…
    Me manda o teste?
    Vc sabe se o livro tem on line?
    Beijo!

    Responder
  59. Muito interessante e muito útil esse texto, mas sinto que está um pouco tarde para mim, meu bebê já tem 8 meses e só dorme mamando.
    Se você puder, me mande o teste pra identificar os pais que foi mencionado nesse trecho:
    “A autora explica um pouco sobre os casais que sentem mais dificuldades para aplicar a rotina (e os que não sentem se torna algo natural), os Improvisadores e os Planejadores, e disponibiliza um teste para descobrir quem você é deixando algumas dicas, mas isso iria prolongar (mais ainda hehe) o post e fugir um pouco, por isso não vou escrever citar nada, mas se alguém quiser envio também por e-mail.”
    Acho que pode ser esse um dos grandes problemas.
    Obrigada, beijos.

    Responder
  60. Muito bom seu texto. Tenho a esperança que ele me ajude mto. Meu baby está com 6 semanas e tem sido mto difícil e cansativo essas semanas, tenho dormido mto pouco, o que ten me deixado mto estressada. Ele não tem nenhuma rotina, tenho começado mas nenhum sinal de melhora. O problema é que ele tem refluxo e precisa ficar um tempo em pé e acaba dormindo no meu colo. Ele detesta o berço e tento de tudo. Acabo ficando muito cansada e encosto na cama com ele e cochilo. Quando eu acordo tipo 30 min depois coloco ele no berço e ele não fica as vezes nem 1h dormindo. Nossa está mto difícil, vou fazer uma rotina e espero que dê certo. Obrigada e se possivel me manda por email o teste.

    Responder
  61. Olá Ana, adorei o post. Gosto muito dos teus textos e relatos, me transmitem muita confiança. O meu bebê tem 3 meses, apesar de ter um rotina da hora de dormir, so dorme no peito e tem dormido muito pouco. Espero conseguir mudar isso. Você pode mandar o material pro meu email, por favor? Obrigada

    Responder
  62. Oi Ana estou desesperada meu bebe tem os mesmos horários que o seu até de dormir acorda sozinho as 00:00 para mamar porém de uns dias pra cá tem acordado várias vezes procurando meu peito pra voltar a dormir,mas eu comecei a colocar ele sonolento depois das mamadas no berço porém ainda me procura muito a noite

    Responder
  63. Oi Ana! Eu li o seu post e com certeza vai me ajudar a por em prática com a minha bebê que tem 6 meses…depois que voltei a trabalhar ficou difícil controlar os horários dela, a minha sogra que está cuidando… acho que estou perdendo a janela do sono tb rs se você puder me encaminhar o teste para saber qual tipo de bebê ela é eu agradeço.

    Responder
  64. Olá, Angélica! Minha bebezinha está chegando e gostei muito do seu post. Com certeza seguirei uma rotina. Gostaria que me enviasse o material para estabelecer a rotina e saber qual é meu tipo de bebê. Obrigada e parabéns pelo trabalho!

    Responder
  65. Boa noite Ana, seu post está sendo mto importante tenho uma filha que vai fazer dois meses dia 12 deste, a Ana Débora sua chará, achei que ñ era necessário começar uma rotina no primeiro mês. Agora vejo que quantos antes melhor, mas como vc disse ainda dá tempo, a minha Ana está viciada no colo ñ só pra dormir mas qr ficar no colo sempre que acorda e o pior quer que seja andando, e se ñ fizer ela chora demais, foi procurando informações sobre isso que achei seu blog, porque tem noites que ela demora umas 3 ou 4 horas pra dormir, ou mais, por exemplo as vezes acorda 9 da noite e só dorme 3 da madrugada eu e o pai ficamos mortos de sono e cansaço,agora sei que deve ser a perca da janela do sono, pode ser tb a mania de colo pq ela at dorme mas fica pouco tmpo no berço e acorda, por favor me mande os testes e mais informações, muito obrigada! Bjs!

    Responder
  66. Eu amei o seu post!!! Ainda não deu tempo de ler outros posts do blog, mas pode ter certeza, está nos meus favoritos.
    Sou mãe de Lívia, de 6 meses, e dei todos os maus costumes de filho caçula: mama todo dia às 4:20 da manhã…
    Faço faculdade no período da noite, trabalho em horário comercial, e durante o dia ela fica na escola, a noite com meu marido. Ela dorme por volta de 9:30 (isso ele já conseguiu acostumá-la) e eu tinha comentado com ele sobre o mama dos sonhos, sem nem ler o que vc escreveu… Imagina agora!!!
    Com meus dois filhos mais velhos, Lucas de 13 anos e Luíza, de 4 anos, não tive esses “probleminhas”. Mesmo tendo parado a carreira e cuidado deles em tempo integral. nunca perdi uma noite com eles, nem acordavam para mamar… Mas aí veio Lívia né?

    Ela mamou meu leite exclusivamente até o 5º mês, mesmo já indo pra escola desde o 4º e agora mama meu leite e também fórmula. Agora também já come papinha salgada e está muito bem. Me sinto culpada por não dar mama o tanto que queria, por conta da minha rotina carregada de compromissos.
    Obrigada pela sua disposição em escrever e contar suas experiências, mesmo eu sendo mãe de 3, ainda me sinto “despreparada” para a peculiaridade de cada filho.

    Namastê!

    Responder
  67. Adorei as dicas!!!! Tenho um bebê de 2 meses e meio, ele tem uma rotina de sono, banho as entre 7 e 7:30hs, mamadeira, dorme por volta das 8 ou 8:30hs e acorda 6hs depois (por volta das 2 ou 3hs da madrugada), e vai despertando a cada 2hs até finalmente acordar de vez as 6hs a.m. com toda energia. As sonecas são por volta de 10:30, 1:30 e 4:30 com duração media de 1:30hs.
    Gostariade muito de receber o teste.
    Obrigada ?

    Responder
  68. Olá Ana, tenho uma bebê de quase 2 meses que é uma mistura das personalidades irritável e sensível, osso duro de roer, rsrsrs. Ela só quer dormir no peito e está fazendo meu peito de chupeta, só quer ficar no colo tb. A minha maior dificuldade é que ela tem refluxo, depois q mama tem de ficar 30 min p cima, por isso acaba dormindo no colo, o q posso fazer nesse caso? Tb ñ consigo fazer a rotina de troca de fraldas depois da mamada pq ela regurgita muito se deitar ela logo após mamada. Também fico na dúvida sobre os sinais de sono pq ela Boceja já quando acorda. Por favor, preciso muito de uma direção. Muito obrigada.

    Responder
  69. Oi Ana!
    estava pesquisando casos bem sucedidos da técnica da Encatadora de Bebês para o bebê dormir a niote toda e achei seu blog.
    Meu bebê tem 1 ano e dois meses até já dormia bem, mas há quase dois meses passou a aordar até 4 vezes por noite só pra ser adormecido no colo. Eu já estava exausta , acordo cinco e meia da manhã pra trabalhar, vivia com dor de cabeça.
    resolvi aplicar a técnica(no caso com adapatações pois ele fica em pé no berço, nesse caso tem que ficar deitando o bebê), essa foi a sexta noite e desde a quarta noite ele está dormindo a noite inteira…
    O método dá certo, mas tem que ser persistente e fazer acreditando no que está fazendo e pensando que é o melhor pra mãe e bebê.
    Mãe que consegue dormir e descansar com certeza vai ser melhor para o filho… eu sem dormir já estava vivendo com dor de cabeça, cansada , irritada e sem conseguir me concentrar no trabalho.
    Fora que, ensinar o bebê a dormir e se confortar e voltar a dormir sozinho de madrugada é um presente que estamos dando pra eles.

    Responder
  70. Olá Ana, acho incrível seu trabalho aqui no blog… sou mãe do Lucas de 3 meses e desde o primeiro mês dele acompanho seus posts mas nao tinha tido a oportunidade de escrever ainda devido a correria… Já li todos os seus textos sobre o sono e desde entao tenho tentado por em pratica com o Lucas, já tive alguns resultados mas adoraria tirar algumas dúvidas com vc se possível… obrigada desde já pela sua atenção. Beijinhos.

    Responder
  71. Adorei o seu relato. Meu filho tem 9 meses e dorme super mal. mas acho que estou fazendo tudo errado rsrs. Me manda o teste por favor! Obrigada por compartilhar sua história e tantas dicas.

    Responder
  72. Oi Ana , com certeza o melhor post que achei sobre o método . Obrigada por dividir a experiência pessoal de como implementar . Fiquei só com uma duvida, como vc tirou a mania do Francisco dormir no peito ? Quando sabia qual o momento de tirar ele do seio e colocar no bebê conforto ? Vc interrompia com x minutos de mamada ?

    Obrigada

    Responder
  73. Olá ! Li todo seu relato rsrs e fiquei impressionada vc está de parabéns pq realmente não é fácil ! Estou passando por isso , ele desaprendeu a dormir sozinho , ele tá com 1 aninho hoje ! Porém gostaria de saber o.seguinte quando vc não tem sucesso ,a criança não dorme de forma alguma isso principalmente durante o dia , o que deve fazer ??! Tira dor berço ?! Volta como se nada tivesse acontecido ? Pois com nós aqui tem acontecido é isso ele resiste até último instante por fim joga bico no o chão e tudo que tiver dentro do berço . Me ajude !!! Aguardo retorno ncteca@gmail .com Desde já agradeço abraços

    Responder
  74. Ana, que relato agregador!!!
    Estou passando por esse momento (mania de acordar para mamar).
    Quando fez 3 meses meu bebe começou a dormir a noite toda, e aos 5 meses quando ele teve a primeira gripe e precisou dormir com minha mãe, pois eu também estava doente, ao acordar ela enfiou mamadeira nele. Resultado, ele acordou 3x naquela noite, e as 3x ela deu mamadeira! Hoje, Vitor que esta com 8,5 meses acorda de 2x a 4x na madrugada para mamar (pura mania, eu sei), e ate agora eu não sabia o que fazer para tirar essa mania dele!!! Me sinto exausta pois trabalho fora de 8:00 as 18:00, e apesar dele ter a rotina já estabelecida antes de dormir (banho, mama e dorme), ele acorda muito a noite e se eu não dou a mamadeira ele berra, se contorce e esbraveja. Eu muito cansada sempre dou a mamadeira porque sei que vai acalmá-lo e ele voltará a dormir, e assim poderei cochilar por mais alguns minutos ate a próxima acordada! 🙁
    Li e vou colocar em pratica suas dicas, e pedir a Deus paciência e força para conseguir tirar essa mania dele!!!
    Obrigada por compartilhar suas experiencias, isso faz valer a pena a internet!!!!

    Ah: e se eu conseguir (eu vou conseguir!!!), volto aqui pra te contar tá?!

    Beijos, de uma mãe que encontrou aqui uma luz!!!
    Grande abraço!

    Responder
  75. Adorei seu post! Meu filho fará 4 meses essa
    semana e já temos mais ou menos uma rotina mas essas últimas duas semanas está bem difícil fazer ele pegar no sono, pq não quer dormir no colo, nem no carrinho, nem no berço… é sempre muito choro! Será que isso melhora? Estou rezando para ser
    Um pico! Obrigada

    Responder
  76. Deveria ter lido seu post a 1 ano atras… agora parece que tudo está perdido …. meu bebê só dorme mamando … acorda 3 ou 4 vezes de noite… fico arrasada … ele está com 1 ano e 4 meses….. queria tanto uma ajuda assim 😔

    Responder
  77. Oi Ana
    Eu li ate o fim sim rs
    E preciso mto mto mto da sua ajuda
    Mas mto mesmo
    Meu bebe tem 2 meses e 17 dias
    Durante o dia ele eh um amor
    Dorme 2 hrs e 40 na parte da manhã
    As vezes seguido as vezes picado
    Na parte da tarde costuma dormir das 13 as 15
    Dps das 17 as 18
    Mas passou das 18 hrs se ele esta acordado nossas noites viram um pesadelo
    Ele acorda chorando e chora ate a exaustao
    Eu nao sei o q acontece
    Nao consigo entender
    Ando perdida
    Ele chora sem motivo aparente
    Esta c a barriga cheia
    Esta limpo mas ele chora
    Eh como se ele lutasse c o sono
    Ele ta caindo de sono mas ele nao dorme
    Ele chora chora chora de uma maneira q nao eh normal
    Ele fica todo suado
    Eu faço de tuso
    Balanço deito levanto ando pela casa
    Pelo quintal c ele e nada
    Sendo q durtante o dia ele dorme sozinho
    So eu deitar ele no ninho dele q ele adormece sozinho
    Mas a noite eu nao sei o q da nele
    Ele fica tipo das 19 as 22 chorando mto mas mto msm e soltando muito pum
    Cada pum eh um chor9 mais forte
    Dps q ele esta exausto mas exausto c mtp custo ele dorme
    Ai so acorda dps de 4 hrs pra mamar
    Mama e dorme sozinho
    E acorda dps pra mamar tmb
    Nao sei mais o q fazer
    Que rotina criar
    E pq a noite eh assim
    Me ajuda

    Responder
  78. Incrível Ana.. Muito muito obrigada!! Colocando em prática em 3, 2, 1!!!!! Meu bb tem um mês, e sei que comecei errado ja, só dorme se for no peito, vou tentar desvincular já essa parte pra começar com as próximas.. Li td que VC escreveu, sera necessário comprar o livro mesmo assim?? Vou fazer o teste agora pq preferi ler o post antes.. Obrigada anja de mamães.. Salvo a minha vida, pq já estava ficando esgotada. Ahhh descobri seu blog agora mais me apaixonei e estou lendo todos os post.. VC é espetacular!!!

    Responder
  79. Olá bom dia, adorei o texto. Poderia me enviar o teste sobre qual planejadora eu sou? Aqui passei por confusão de bicos com a chupeta por uso incorreto. Agora minha filha dorme com a gente na cama, mas não estou feliz com isso. Ela não dorme sonos longos, acorda quase a noite toda. De dia dorme pouco tbem. Ela é um bebê sensível, mas era bebê anjo. Antes dormia bem de manhã e a tarde, depois passou a ter sonos picados e por isso introduzi a chupeta. Hj tem 3 meses e meio. No começo tínhamos uma rotina mas dormia muito cedo e tenho tentado q durma mais tarde. Pode enviar dicas também? Quero q ela durma no berço pq não durmo bem. Obrigada

    Responder
  80. Olá, o post me ajudou muito. Tenho uma bebê de 24 dias e estou sem rotina nenhuma durante o dia
    Ela quer mamar a cada hora um pouquinho. Nao sei mais oq fazer. Nao sei como segurar ela para espaçar mais as mamadas e entrar no EASY de 3 em 3 horas.

    Responder
  81. Estou ensinando a dormir sozinha minha filha ela tem 9 meses vai fazer 10 meses confesso q é difícil mas ñ vou desistir com quantos dias eles demora ora dormir sozinhos???

    Responder
  82. Olá, Ana!
    Gostei muito do post.
    Estou com gêmeas de 2 meses mamando em livre demanda e sem comprmento (pretendo manter sem complemento).
    Estou tentando colocar uma rotina, por enquanto só tenho hora definida para o banho. As meninas dormem mamando no peito, terei que mudar isso. Assim que nasceram eu tinha um diário pra elas, mas depois deixei de lado. Vou retomá-lo e começar observar todos os detalhes de seu post.
    Com dois bebês ao mesmo tempo é mais complicado, mas nada impossível.
    Um abraço.

    Responder
  83. Amei!!! Eu já sabia da importância de uma rotina, mas tinha muita dificuldade de inserir uma. Você me ajudou muito, aqui bebê so dormia chupetando o seio, ( consegui tirar) dei a chupeta ( não queria, mas me ajudou muito) hoje dorme no berço ou na cama sem necessitar da minha presença o que me deixa feliz por conta de ter entrado na escola, mais me deixa triste pois no fundo eu dependia desse momento tao gostoso que é nanar um filho.

    Gostaria de ficas para como tirar a chupeta durante o dia?

    Beijosss

    Responder
  84. Olá, adorei o post. Me interessava muito pela rotina do livro e esse relato me clareou. Minha filha tem 1mês e 10 dias, já comecei hoje mesmo. Por gentileza, me envie o teste dos pais. No teste do tipo de bebê, estamos entre Bebê Anjo e Livro-Texto. Grata!!!

    Responder
  85. Li tudo. Está excelente Ana, a história do seu filho ensinou.m muita coisa. Vou pôr em prática as suas dicas, vou começar já hoje kkkk.
    Pode me mandar o teste??
    Muito obrigada por esses conselhos todos. Desejo-lhe muitas felicidades e tudo de bom para si, o bebe e a família.
    Beijinhos 😉

    Responder
  86. Boa noite!
    Li seu post e me identifiquei muito com o que passou com seu filho!
    Gostaria de tirar uma dúvida: devo fazer a rotina para dormir (banho, mamar…) quando perceber a janela do sono? Ou tenho que perceber o horário que costuma ficar com sono e fazer a rotina antes para que não passe da hora?
    Vou aproveitar para saber outra questão: meu bebê tem quase 3 meses e está com refluxo. Dorme pouco e acorda incomodado varias vezes. Estou tentando estabelecer uma rotina, mas depende de como está por causa do problema. Tem dias que está bem, brinca na cadeirinha de descanso, sorri para todos, mas tem outro que fica muito irritado, não consegue mamar direito. O método também funciona para bebê com refluxo?

    Responder
  87. Me vi no seu relato. Tbm li o livro da encantadora de bebês, mas dou muito ansiosa, as vezes me perdia. Mas hj ele tem sim rotina, aliás desde os dois meses que dorme no seu quarto no berço. Mas mama e vai dormir. Dorme 4 a 6 horas seguidas, mama e volta a dormir, acorda as 6 da manhã , dorme novamente e acorda as 7 ou 7:30. Eu acabo Dormindo pouco por vez. Mas nunca testei a mamada dos sonhos. Farei essa noite e que eu tenha sorte. Não sei se farei bem pois meu bebê até está manhã estava tossindo e tomando inalação. Ele hj tem 4 meses e pouco.
    Obrigada pelo relato, descreveu o livro muito bem, me ajudando a compreende lo de forma mais clara e perceber que sim Eu trilhei um caminho para melhorar o sono dele e o meu tbm.
    O B R I G A D A!!!

    Responder
  88. Nossa, estava atrás de algo que pudesse me ajudar no sono do meu bb porque por aqui tá muito difícil, e que felicidade em encontrar esse post e saber que não e só eu que passo por isso, com toda certeza tentarei a partir de amanhã e espero que dê certo, mas sei que devo ser firme e ter paciência. Vamos lá!😊

    Responder
  89. Oi Ana, tudo bem? 5 anos depois e teu posto está aqui me ajudando. Tenho um bebê de 4 meses e meio, creio que tá bem no salto. Mas o meu dilema com ele é tirar o peito para dormir a noite. Durante o dia ele dorme ninando no colo (haja coluna), mas a noite, pós banho é mamar e adormece. Não aceita que eu tire ele do peito até dormir. E durante a madrugada quando acorda quer o peito para dormir. Ele tem uma rotina que julgo boa… Mas realmente não sei como tirar. Como você fez com o Francisco? Você dava de mamar e depois ninava…mesmo que ele ficasse chorando? Por favor me ajuda… Meu pediatra nestas questões não é muito bom… Tem algumas ideias mais antigas, de que o bebê deve chorar para aprender.

    Responder
  90. Olá! Só queria entender como tirar o hábito de dormir mamando, durante o dia ele não dorme assim, mas quando começo a rotina a noite só dorme mamando, quando tiro ele chora horrores

    Responder
  91. Oi Ana, cheguei ao seu posto por acaso mas gostei muito e fez muito sentido pra mim. Meu bebê está com três meses e meio e eu quase louca sem conseguir dormir a noite, acostumei ele a dormir no peito e ninando. Se puder me enviar algum material pra que eu possa começar a introduzir a rotina dele eu ficarei muito grata.

    Responder
  92. Não acredito que só li isso hoje.
    Meu filho tem 4 meses e meio, não dorme a tarde (faz 30 minutos), a noite acorda o tempo todo. Igual sua história. Já comprei cursos e mais cursos de sono e nada.
    Já inseri fórmulas, até mingau, posso dizer que estou no ápice do desespero, há semanas não sei o que é dormir. Não estou tendo apoio do pai, pois está em missão em outra cidade. Não está fácil e eu já não sei o que fazer. Todos os dias faço a mesma coisa, ele até parou de dormir no peito, mas só consegue dormir no colo.
    Não sei mais o que fazer, se vc puder me ajudar, não sei mais a quem recorrer.

    Responder
  93. Oieee meu bebê esta com 1 mês e algumas coisas do posto eu já aplicava, outras como conhecer o comportamento do meu bebê, escrever a rotina, e colocar sonolento no berço não aplicava … Vou tentar por aqui tbm , pode me enviar o teste também ? Muito grata gostei muito da análise

    Responder
  94. Ola eu etava sofrendo om meu bebe de 2 meses dormia o dia todo e chegava 8 hrs da noite acordava e ali nos ia ate 5 hrs da manha n tinha geito tava desesperada chorava n sabia mais oq faser proucurei sobre janela do sono e ontem mesmo ja fis algumas coisa e super me ajudou ele dormiu a noite toda eu pegueu ele do berco meia noite pra troca a fralda e da mama dormindo msm so foi acorda hj 9 hrs damanha ou continuar esse método espero que funcione novamente mas ja deu pra dar uma descansada..obrigado por esse post ajudou muito mesmo

    Responder
  95. Oi Ana tenho um bebê de 1 mês e 22 dias a noite toda muito trabalho para dormir com mais de 6 dispertares aí descobri que era a ausência de sonecas suficientes…iniciei a rotina da soneca porém é uma luta para fazê-lo pegar no sono mesmo iniciando ao primeiro bocejo ele chora ..briga e muitas vezes só consigo deixá-lo sonolento com o peito só que difícilmente as sonecas são mais de 40 min….a noite início a rotina as 18:30 as vezes dorme rápido as vezes demora 1:30 para dormir aí faz ciclos de 3 horas mais ou menos …estou exausta ….

    Responder
  96. Olá! Sei que já tem alguns anos deste post, mas estou com dificuldades de fazer minha pequena dormir no berço “sozinha”. Tem uns 10 dias que estou tentando, desde que li a sua experiência, e vi que demorei muito pra começar a fazer isso (ela já estava com mais de 8 meses quando comecei). Todos os dias é uma luta, muito choro, muita angústia, realmente desgastante para nós duas… não sei mais o que fazer.
    Desde o começo mantive uma rotina com a Helena, porém acostumei ela a dormir no colo, nanando, porque eu gostava destes momentos com ela. Só depois colocava ela no berço, já adormecida. Sinto que preciso de ajuda, mas não sei o que fazer, pois nós duas já não aguentamos todo este sofrimento na hora de dormir. Poderia me dar uma orientação do que fazer?

    Responder
  97. Amei o poste estou com o mesmo problema com o meu filho e ele já está Com 5 meses poderia me enviar o teste e tudo que possa me ajudar urgentemente antes de eu voltar a trabalhar ??
    Obrigada essa leitura serviu muito para me tirar dúvidas

    Responder
  98. Nossa, Ana. Ler esse relato foi tão maravilhoso. Eu só vejo curso de sono pra comprar, cada um mais caro que outro. Ler seu relato, tão detalhado e maravilhoso, me ensinou demais.

    Muito muito obrigada!

    Responder
  99. Adorei! Estou na mesma situacao. Achei que passando dos 3 meses iria melhorar e largar a associacao do peito e colo sozinho, mas nao. Meu filho só dorme mamando. Posso ter o teste por favor?!

    Responder
  100. Adorei, li até o fim e finalmente estou vendo uma luz no fim do túnel!!! Mas não sei por onde começar….
    Você dá consultoria de sono?
    Se sim, por favor me contatar!

    Responder
  101. Amei o posto e vou tentar aplicar na.minha bebê de 48 dias. Pode me enviar ainda o email com teste dentificando dos tipos de bebês, por gentileza? Obrigada!

    Responder
  102. Nossa vc me deu o pulo do gato, meu filho ta com 4 meses e sempre soube que fazia a associação errada, de deixar ele dormindo no peito. Uma coisa que reparei desde o inicio, -pois desde o primeiro dia dele em casa, eu instalei a rotina – é que se ele nao evacuar minha vida se torna um inferno e de noite tbm. Eu Fiz o teste de personalidade com o pai junto e vimos que ele é do perfil energético e oq fazemos com esse resultado? Oq isso pode influenciar na rotina do nosso filho?

    Responder
  103. Oi faz tempo que tento melhorar a qualidade de sono do meu bebê de 1 ano e 4 meses .Ainda amamento ,ele não pegou mamada , e ainda acorda umas 3 vezes a noite e tem um sono muito agitado
    Será que ainda da pra criar uma rotina mesmo estando com 1 ano e 4 meses?

    Responder
  104. Estou com muitas dificuldades de fazer minha bebê desvincular ao colo….acho que suas dicas são coerentes, vou tentar, um passo de cada vez….poderia me enviar o material e o teste para fazer com minha filha?
    Muito obrigada!!!!

    Responder
  105. Muito bom. Também li os dois livros. Nana neném e a encantadora. Tenho dificuldades e falta de persistência na verdade. Mas hoje lendo me deu mais ânimo e coragem. Meu bebê está com 2 meses e 18 dias…

    Responder
  106. Adorei seu post, preciso muito ensinar minha bebê, hoje com 1 mês, a dormir sozinha! Atualmente só dorme no peito ou colo e me preocupo de não conseguir outra forma, como vc mesma viu dormir sozinho permitiu seu filho a dormir com outras pessoas não somente você. Pode me enviar o teste? Obrigada!!! Gratidão 🙏

    Responder
  107. Oi Ana! Adorei o texto e fiquei empolgada para tentarmos aqui em casa! Queria entender essa parte do carrinho (bebê conforto) pq aqui me casa meu filho gosta de dormir no bebê conforto mas dizem que não pode mais que 2h e no seu texto não sei se entendi errado, diz que o Francisco chegou a esticar 8h. Pensei em incluir o carrinho para tentar essa transição pro berço já que ele já aceita bem o bebê conforto. Hj ele está com 2m e meio e tá fazendo as sonecas diurnas só no colo e a noite as vzs estica 4/5h e as vzs acorda a cada 1:30. Mto oscilante!!! Se puder responder minha dúvida, agradeço! 🙂

    Responder
  108. Amei! Minha bebê vai fazer 3 meses e eu tô muita dificuldade de tirar a costume dela de dormir no peito… Quando tento ela chora muito 🥺🥺 não sei o que fazer… Quero fazer a rotina mas ela não ajuda em nada, na hora de dormir ela chora pq quer o peito, isso tanto a noite como nas sonecas…

    Responder
  109. Achei esse post 6 anos depois. Nem acredito. Meu bebê tem 50 dias, vou começar quando ele completar 2 2meses. Pode me enviar o teste e todas as dicas por favor?

    Responder
  110. Eu quero o teste adorei relato aqui Arthur tem 2M e meio e só coloquei horário de dormir (20:00 banho mama e cama) mas como faço cama compartilhada ele acorda mto de noite resmungando

    Responder
  111. Bom dia Ana, adorei seu post, achei muito útil todas as dicas, tenho uma bebê que só dorme no peito e colo, estou em busca de informações para melhorar isso, ainda mais que ela tem dois meses e quanto mais velha mais difícil adaptar a rotina né.
    Você poderia me enviar as dicas para estabelecer uma boa rotina com ela e o teste para saber o tipo de bebê que ela é.
    Desde já sou muito grata.

    Responder

Deixe um comentário