As crianças têm pesadelo?
As crianças sonham desde que nascem, o que muda é o conteúdo dos sonhos.
Um adulto que já teve milhares de experiências, relacionamentos, o conteúdo dos seus sonhos será muito diferente dos sonhos das crianças.
E pelos relatos das crianças com mais de 2 anos esses sonhos geralmente têm relação com situações que ocorreram durante o dia, desenhos, emoções marcantes e a maioria ocorrem durante um ciclo de sono REM, principalmente os sonhos mais vividos.
E os pesadelos? São os sonhos vividos ou aqueles que as crianças ainda não compreendem.
Eles podem ocorrer perto dos 2 anos e as crianças podem até acordar, mas geralmente só relatam pela manhã.
Nesse caso, precisamos avaliar muito bem se o pesadelo é constante, se a criança relata emoções muito complexas.
E principalmente, o que está acontecendo no ambiente familiar, por exemplo, muitas crianças ficam extremamente agitadas a noite quando as brigas e discussões entre os pais são constantes, gerando inseguranças e medos.
Também, é importante avaliar quando realmente é um pesadelo e o que é alguma associação negativa ou problema na rotina e excessos de estímulos.
Sonhos ruins muito frequentes podem sinalizar que algo precisa ser trabalhado durante o dia para ajudar a criança a aliviar sua ansiedade.
É importante ressaltar que os pesadelos não costumam ser algo que incomode as crianças todos os dias, apenas esporadicamente e geralmente depois do segundo ano.
Ao não ser que a criança tenha vivido alguma experiência muito assustadora, algum estresse pós-traumático, algo extraordinário.
Pense sobre isso, e veja a melhor forma possível de ajudar seu filho (a).
Até mais!