As crianças em alguns estágios da vida têm mais facilidade para ter diversos despertares devido ao seu desenvolvimento (principalmente no primeiro ano, mudando o padrão de sono a cada ano, atingindo um estágio de sono parecido com o do adulto aos 3 anos). Por isso, a reposta é não.
Também, durante doenças, desconfortos (alergias alimentares), calor ou frio, nascimento dos dentes, dia muito exaustivo ou com muitas mudanças, quarto muito claro, período de novas adaptações. O que de alguma forma, abala a criança emocionalmente afeta o sono dela também.
Quando as crianças dormem bem diariamente esses períodos ficam evidentes e a maioria dos pais percebe uma doenças ou desconfortos apenas pela alteração no sono da criança.
Porém, as crianças que dormem mal diariamente é mais difícil identificar, todo dia parece igual.
Enfim, é importante os pais entenderem que mesmo as crianças que dormem bem terão dias que dormirão mal, exatamente como nós adultos. Temos dias e dias.
Então, depois que você ensinar seu filho a dormir e em algum momento ele mudar o comportamento voltando a chorar para dormir, passando mais tempo acordado, ou não se alimentando direito.
Observe o que está acontecendo (é saúde, é emocional ou desenvolvimento?), reorganize se necessário a rotina e lhe dê muito amor segurança.
SEMPRE ATENDA A CRIANÇA QUANDO ELA CHORAR
Ajuste a rotina e o sono ao que seu filho necessita (como por exemplo: quando é hora de passar para 1 soneca ou eliminá-la).
Conhecer o seu bebê/criança, entender suas necessidades é a “chave do sucesso”.
Sempre encare um despertar noturno apenas como um alerta, observe, tente entender o que está acontecendo no ambiente familiar e aos poucos mude o necessário.
Acalma seu coração, pois seu bebê/criança em breve voltará a dormir, agora, se ele normalmente não dorme comece a observar o que está em desequilíbrio na sua casa para entender essa dificuldade (são hábitos, é o emocional ou as necessidades orgânicas?)
Não pense coisas negativas sobre o sono ou sobre a criança, pois a forma que você vê as coisas também será a forma que seu filho verá. Você é o equilíbrio dele!
Minha filha tem 2anos e 1 mês e não quer tirar a soneca da tarde.Porem quando dá as 18:00 ela já está caindo de sono e o problema maior é que ela não dorme a noite toda sempre acorda la pela meia noite ,uma hora da manhã.O que fazer me ajuda por favor